DICAS PRÁTICAS
- A hora ideal
O começo da manhã e o fim da tarde são os momentos mais indicados para a prática da corrida ao ar livre. Nessas horas, há pouco sol e a umidade do ar costuma estar mais alta — consequentemente, é menor a possibilidade de o corpo desidratar. Ao contrário do que muita gente pensa, é possível, sim, correr na chuva. A água não atrapalha a prática do esporte, o problema é o conforto dos atletas. Muita chuva deixa os tênis e mais pesados, e a visão fica comprometida — mas, se for uma garoa, pode ser até agradável.
- Os tênis
Existem três tipos de pisada: a pronada, que usa a parte de dentro do pé; a neutra; e a supinada, que usa a parte de fora do pé como apoio. O ideal é comprar um tênis específico para o seu tipo de pisada, mas, para iniciantes, basta adquirir um neutro. Com tempo de prática, é possível corrigir a pisada com uma palmilha adequada.
- As lesões mais frequentes
Não existe uma lesão que seja mais frequente do que outras, mas os atletas costumam ter problemas no joelho, canelite, fraturas por estresse e tendinite.
- Alongar antes ou depois?
Não é consenso, mas os treinadores preferem deixar o alongamento para o final do exercício. Segundo Thiago, o corpo precisa apenas estar aquecido para começar a corrida, e esse aquecimento pode ser feito com uma caminhada leve, de 10 minutos, antes do treino propriamente dito. Depois da corrida, é importante esticar os músculos para evitar dores e lesões posteriores.
- Música ou silêncio?
Depende muito do corredor. Algumas pessoas procuram motivação nas músicas, mas, em alguns momentos, é importante prestar atenção no ritmo da respiração, e o som pode atrapalhar. Em ocasiões em que o espaço vai ser dividido com carros e bicicletas, a trilha sonora pode atrapalhar a audição de barulhos importantes para evitar acidentes.

APLICATIVOS BACANAS:
- RunKeeper
O aplicativo usa o GPS do celular para monitorar a distância percorrida, o tempo e a velocidade do exercício. Ao fim da corrida, o RunKeeper mostra as estatísticas por quilômetro percorrido e ainda envia um e-mail parabenizando o usuário pelo exercício. É possível ainda tirar fotos e compartilhar o treino do dia com os amigos do Facebook.
- Nike+ Running
Monitora o treino, com tempo, distância e velocidade. O aplicativo dá informações sobre o percurso enquanto o atleta corre e permite que o usuário separe suas músicas preferidas para motivar o exercício.
- Endomondo
Computa tempo, distância e velocidade da corrida, além de fornecer informações meteorológicas. É possível competir com os amigos e contra o menor tempo de uma rota específica. O Endomondo tem feedback por áudio e funciona também para outras modalidades, como o spinning.
- Zombies, Run!
Promete tirar qualquer nerd do sofá. Simulando um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis, o usuário escuta nos fones o barulho dos zumbis chegando e de uma guia de “missão”, que descreve o ambiente fictício. O esquema é correr para fugir do perigo.
- Fitocracy
Funciona como um jogo. Cada atividade física soma pontos e o usuário vai subindo de nível e ganhando prêmios de acordo com o exercício.
É possível desafiar amigos e entrar em grupos, como em uma rede social.
- RunOnBeat
O aplicativo organiza um treino de acordo com a batida das músicas que você escolher para correr.
Fonte: diariodepernambuco.com.br (editado)