UMA HOMENAGEM A HENRIQUE ALVES BATISTA NO 82º ANIVERSÁRIO DE ARARIPINA!

No registro histórico dos principais pioneiros que povoaram a Vila de São Gonçalo consta o nome de HENRIQUE ALVES BATISTA. Ele residia no Sítio Alagoinha e era o patriarca de uma numerosa família. Entre tantos filhos, três (03) deles merecem destaques pela participação desenvolvimentista que tiveram na consolidação do processo político, econômico e social de Araripina, por intermédio de seus ilustres netos.

Sebastião Batista Modesto
Sebastião Batista Modesto

Manoel Alves Batista era pai de Sebastião Batista Modesto (Sebasto), que foi prefeito de Araripina por duas (02) legislaturas, transformando o município numa cidade mais urbanizada e melhor assistida, em todos os aspectos que credenciam uma comunidade a níveis de vida com melhor qualidade e maiores oportunidades.  Pelo seu brilhante desempenho à frente da Prefeitura ele foi contemplado com as seguintes honrarias:

a)       Medalha de Honra ao Mérito em 1968, prêmio concedido pela União Municipalista do Nordeste;

b)       Diploma de Honra ao Mérito concedido pelo Jornal Tribuna do Interior de São Paulo;

c)       Reconhecido como um dos dez (10) melhores prefeitos do Brasil nos anos de 1974 e 1975.

Sebasto, o neto de HENRIQUE ALVES BATISTA honrou o nome e o desejo de seu avô, que sempre acreditou numa Araripina melhor para se viver.

Raimundo Batista de Lima
Raimundo Batista de Lima

Ana Alves Batista, esposa de outro grande pioneiro Dionísio de Deus Lima mãe de Raimundo Batista de Lima (Dosa), neto de HENRIQUE ALVES BATISTA. Foi mais um prefeito de Araripina que fez uma excelente administração voltada para urbanização, saneamento, pavimentação da cidade, construção de avenidas, iluminação pública e outras tantas obras no setor de infraestrutura e assistência ao setor rural do município. Foi o segundo neto de HENRIQUE ALVES BATISTA que deixou sua marca registrada na administração pública do município de Araripina.

Dr. Pedro Alves Batista
Dr. Pedro Alves Batista

Florentino Alves Batista pai de Pedro Alves Batista (Dr. Pedro) o terceiro neto de HENRIQUE ALVES BATISTA a ocupar a cadeira de prefeito de Araripina.   Dr. Pedro Batista deu continuidade às administrações realizadas por seus dois primos. Desenvolveu seu plano de governo atuando na área de pavimentação, aberturas de novas ruas, recuperação de praças, jardins, construção de matadouros, novas escolas, centro social, posto de saúde nos distritos do município, instalação de uma unidade da CAGEP, implantação do serviço de telefonia permitindo a Araripina falar com o Brasil e o mundo, através do serviço interurbano e a abertura da Avenida Antônio de Barros Muniz oferecendo um novo visual à cidade.

Na sua administração Dr. Pedro teve um excelente apoio do então governador Dr. José Ramos, filho de Araripina, que muito ajudou e contribuiu para que sua gestão fosse coroada de êxitos.

Por tudo que representou, pelos filhos e netos que procuraram deixar registrados na história do município, administrações honestas e voltadas diretamente às carências da comunidade, HENRIQUE ALVES BATISTA, seus filhos e netos merecem ser lembrados com a atenção e o carinho especial dos Araripinenses, na passagem de mais um aniversário da emancipação política de município.

Parabenizo a PRINCESA DO ARARIPE no dia do 82º aniversário de sua emancipação política. No ensejo desejo que as histórias dos nossos pioneiros sirvam de referência à nova geração de administradores que pleiteiam cargos, na administração pública, hoje muito carente de valores que dignificam e fazem do homem público, orgulho do seu povo e da sua comunidade.

Humberto Alves Bandeira

Publicado por Humberto Alves Bandeira

Sou filho de Araripina, tenho 62 anos de idade, sou casado tenho 03 filhos também casados, tenho u netinho chamado Mateus. Sou um apaixonado por Araripina e o Sertão do Araripe. Tenho um enorme prazer em fazer parte da equipe do araripina.com.br. o site expoente da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.