Uma autarquia para o Araripe

Por Airton A. Lage

O Araripe é membro da CODEVASF (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba). Este órgão público surgiu com a finalidade de fomentar o progresso do Vale do São Francisco, sendo posteriormente estendido para outras localidades, a exemplo do Araripe.
Embora tenha havido essa sensibilidade de ampliar os locais atendidos, o desenvolvimento nunca foi visto pelo povo das outras regiões na mesma intensidade com que o Vale do São Francisco assistiu e continua assistindo.

Ficamos felizes em ver que os nossos irmãos sertanejos do Vale do São Francisco, em decorrência do avanço obtido nos últimos anos, gozam hoje de uma enorme visibilidade em todo o país. Entretanto, nós também queremos a evolução para nossa região.
A CODEVASF tornou-se pequena para atender tantas demandas. Entendemos que o Araripe tem um potencial de crescimento animador. E quando nos referimos ao Araripe, nos estendemos ao Ceará e ao Piauí, Estados vizinhos também detentores da região.
É por isso que defendemos a criação de uma autarquia, como forte ferramenta para possibilitar ao Sertão do Araripe melhores e maiores instrumentos de desenvolvimento.

Com uma população estimada em quase um milhão de habitantes distribuídos nos Estados de Pernambuco, Piauí e Ceará, chega a hora de articular uma nova esperança para esse povo sofrido: a criação da Autarquia de Desenvolvimento do Sertão do Araripe.
Com um órgão próprio, a seca seria enfrentada por quem efetivamente convive com este problema. E quando temos o conhecimento, a solução chega em melhor qualidade e em maior rapidez.
Teríamos recursos específicos para combater a seca ao invés de apenas contribuições da CODEVASF, que ajudam, claro, mas não correspondem ao verdadeiro enfrentamento das longas estiagens.

Para viabilizar a chegada desta autarquia, a palavra-chave é a união. Primeiro, a união do Araripe pernambucano, cearense e piauiense. E depois da classe política.
A Autarquia de Desenvolvimento do Sertão do Araripe é uma ideia que caminha lado a lado com um projeto político maior para a nossa região. Agora falamos especificamente do Araripe de Pernambuco.
Precisamos buscar a redenção, mas isso só acontecerá com representatividade política, a exemplo de Petrolina. Temos todas as condições de termos dois deputados estaduais e um federal.
Já temos um prefeito bastante respeitado em todo o Estado e que preside o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe (CISAPE). Com os deputados estadual e federal e Alexandre Arraes, que se mostra sensível a esta causa, no CISAPE, o Araripe pernambucano reúne todas as condições de ser o vanguardista desse movimento em prol da chegada da Autarquia de Desenvolvimento do Sertão do Araripe.
Seria o alento do nosso povo e um sinal claro da chegada de um tempo novo para nós sertanejos araripeanos, a sorte está lançada, vamos à luta.
*É administrador, professor e cidadão do Araripe.

Publicado por Cidade de Araripina Pernambuco

Sobre

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: