Um palhaço que deu certo

Quando vi pela primeira vez no horário eleitoral gratuito a imagem do humorista Tiririca como candidato a Deputado Federal por São Paulo, tive a mesma reação de milhões de brasileiros. Simplesmente achei cômico.

Impossível não recordar das suas aparições no Domingo Legal, suas inserções na Praça é Nossa e tantas outras vezes que a única coisa que ele nos proporcionou foi justamente o riso. Impossível também era imaginar o que ele iria propor ao Brasil como um Deputado.

Mas ele veio para não propor nada. A eleição de Tiririca é uma excepcional jogada de marketing pensada pela coligação Juntos por São Paulo (PRB/PT/PR/PC do B e PT do B). Um golpe de propaganda que achou no injusto vácuo da Legenda um meio para eleger candidatos usando o excesso de votos de outrem.

Pois assim foi feito o golpe. Tiririca sorrindo, levando os pais para o guia eleitoral, chamando o eleitor de “abestado” pregou uma peça no Brasileiro. Foram 1.358.820 (UM MILHÃO, TREZENTOS E CINQUENTA E OITO MIL, OITOCENTOS E VINTE) votos. Por mais que tenham um único objetivo implícito, são votos. Ajudaram a eleger outros candidatos que você que votou em Tiririca talvez nem saiba quem são. Eles estavam fazendo sua campanha da mesma forma que o humorista, porém foram eleitos pelo excesso de modestos 1.049.000 votos que Tiririca carregou sem o menor esforço.

Confira quem você elegeu sem saber:

Otoniel Lima (PR-SP) 95.971 mil votos:

Vereador por dois mandatos na cidade de Limeira – SP.

Deputado Estadual por São Paulo.

http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/detalheDeputado?codigo=da45275694d41110VgnVCM1000002e0014ac____&vgnextoid=4b9115f2ff7a7110VgnVCM100000590014acRCRD

Protógenes Queiroz (PC do B-SP) 94.906 mil votos:

Delegado da Polícia Federal, foi responsável por operações importantes contra a corrupção e lavagem de dinheiro. Dentre as mais conhecidas, a operação Satiagraha em 2008 que culminou com a prisão do banqueiro Daniel Dantas, dono do Banco Opportunity.

http://blogdoprotogenes.com.br/

Vanderlei Siraque (PT-SP) 93.314 mil votos:

Vereador por três mandatos na cidade de Santo André – SP.

Está no terceiro mandato de Deputado Estadual por São Paulo.

http://www.al.sp.gov.br/portal/site/Internet/detalheDeputado?codigo=d90a664e89a52010VgnVCM1000002e0014ac____&vgnextoid=4b9115f2ff7a7110VgnVCM100000590014acRCRD

E por sorte (muita sorte) e aproximadamente mil votos, a legenda de Tiririca não reelegeu José Genoíno (PT-SP).

http://www.camara.gov.br/Internet/Deputado/dep_Detalhe.asp?id=528627

Se os eleitores fizeram certo ou não ao votar em Tiririca somente o tempo poderá concluir. De fato a nossa política a tempos não assistia à inserção de pessoas populares no meio que antes era habitado apenas pelos letrados do país e que a partir e agora terão de conviver com gente igual àqueles que votam.

Acompanhemos de perto a atuação dos nossos novos representantes.

Jorge Carvalho Possetti é Jornalista.

Participe da discussão

3 comentários

  1. A eleiçao de Tiririca ao meu ver foi um protetésto (queremos coisa seria na politica
    mais so temos palhaços entao por que naoo eleger um palhaço do bem !!!).Eu comcerteza tambem votaria nele como protesto…ele como humorista e o melhor do brasil e como deputado sera melhor de que esses palhaçoss que la estam e nao fazem nada.

  2. Esse é o Jorge que eu conheço. Voltou com tudo!!
    A nossa sorte aqui em São Paulo foi que apenas o referido palhaço teve um número expressivo de votos. Por que se todas as mulas ( no sentido de carregar outros nas costas) eleitorais que se candidataram tivessem tido grande votação,teríamos sem sombra de dúvidas a volta de alguns nomes tão deploráveis de nossa política quanto Genoíno. Entre eles Valdemar Costa Neto, entre outros.
    Enquanto não mudarem a regra do voto proporcional para cargos não majoritários é isso que teremos a cada novo pleito. Um abraço Jorge.
    Sidnei Santos
    Jornalista – São Paulo SP

  3. A DIFERENÇA ENTRE TIRIRICA E OS LETRADOS,É QUE ESSES ULTIMOS,SABEM ROUBAR MUITO.TIRIRICA,TALVEZ NÃO TENHA MUITO EXITO,SE FOR SEGUIR O CAMINHO DOS OUTROS,POR NÃO TER CONHECIMENTO DE COMO SE FAZ AS MARACUTÁIAS…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.