Todos por Pernambuco em Araripina – Seminários 2011

Um dia de debates, entrevistas e de apresentação de propostas da sociedade civil organizada da Região do Araripe, isso é o Todos por Pernambuco.

Após iniciar a maratona do Todos por Pernambuco em Petrolina, Eduardo Campos chegou à Araripina na tarde desta sexta-feira (18/03) para ouvir os anseios da população. No Centro Tecnológico do Araripe, o governador presidiu a reunião plenária do programa e assinou a Ordem de Serviço para a construção da Escola Técnica Estadual do município.

A procura dos sertanejos do Araripe pelos seminários surpreendeu as expectativas da organização do evento. O público, cuja previsão era de 450 pessoas, atingiu a marca de 915 participantes de 299 representações diferentes. Dois telões foram colocados no salão externo do Centro Tecnológico do Araripe para atender à demanda. Pela manhã, foi preciso estender o horário de inscrições para os interessados e abrir uma sétima sala, de temática livre, para que todas as pessoas credenciadas pudessem participar das discussões. Somente nesta sala, mais de 200 pessoas se inscreveram.

João Lyra abriu o evento pela manhã, enquanto Eduardo inaugurava obras em Petrolina, Dormentes e Santa Filomena. O governador chegou ao local às 14h, onde concedeu uma entrevista coletiva. Ele lembrou que o Todos por Pernambuco não é um plenária deliberativa, mas consultiva, onde a população aponta as “prioridades das prioridades”. “Depois, vamos voltar às cidades para dizer como, quando e com que recursos o Estado vai realizar as obras”, informou.

Eduardo também destacou que mesmo com a previsão de um ano duro do ponto de vista da economia, o Estado não se furtou de abrir espaço para novas demandas por parte dos pernambucanos. “No ano em que o Governo Federal corta R$ 50 bilhões do seu orçamento e suspende a realização de concursos, entre outras medidas de contenção de gastos, tomamos a decisão de ouvir a população para levantar novas demandas”, disse.

Na reunião plenária, o governador ouviu agradecimentos, críticas e sugestões dos cerca de 30 representantes escolhidos pelas salas temáticas. O agricultor familiar agroflorestal de Exu, Vilmar Lerme, foi um deles. “Esse seminário reafirma que o Governo é para todos. Aqui tenho a oportunidade de ser o porta-voz da minha comunidade e da minha cidade.”, disse Vilmar, que aproveitou a ocasião para entregar um licor de Murta ao governador. “Pode beber sem medo”, brincou.

Também agricultor, Bento Ribeiro veio de Moreilândia para participar das discussões sobre infraestrutura e lembrou da construção da estrada de acesso à cidade vizinha de Granito. “Sei que ainda tem muita coisa a melhorar, mas com o senhor, governador, tenho muita esperança”.

Após cinco horas de reunião, Eduardo discursou. “Com certeza, não vamos fazer tudo que foi solicitado aqui, mas tenham a certeza que não faremos nada diferente do que vocês pediram. Se foi requerida a construção de quatro estradas, não vamos fazer três e mais uma que um ‘peixe’ ou um ‘graúdo’ pediu”.

Além de Araripina, compõem a microrregião do Araripe as cidades de Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. Quase todos os prefeitos destas cidades estiveram presentes, além dos deputados estaduais Isabel Cristina, Aluísio Lessa e Raimundo Pimentel, os federais Fernando Bezerra Filho e Gonzaga Patriota, além do senador Armando Monteiro Neto.

PROFISSIONALIZANTE – Ao final da plenária, Eduardo assinou a Ordem de Serviço para a construção da Escola Técnica Estadual de Araripina. Num espaço de 4,6 mil m2, a ETE vai dispor de 12 salas de aula e oito laboratórios. A ETE vai oferecer cursos nas áreas de gestão de negócios (Administração e Técnico) e de informações e comunicações (Manutenção e Suporte de Informática e Rede de Computadores).

Fonte: www2.pe.gov.br

Salas tematicas:

Vídeos:
Infraestrutura, educação e cultura, saúde, desenvolvimento social.


Publicado por Wagner Pereira

Aux. de Administração da CDL - Araripina-PE - Proprietário/Gerente da WV SERVIWEB - Desenvolvimento de sites e Soluções web. Manutenção e montagem de computadores, instalações de programas. Conhecimentos da Plataforma dinâmica Wordpress, para desenvolvimento de blogs, portais e sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.