Na manhã de ontem (13), o Ministério Público, com a diretoria da SINDUSGESSO e Empresários do ramo, participaram da 1ª Reunião para alinhamento e execução do PGRSI (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Industriais) do pólo gesseiro do Araripe.

A reunião teve como principal pauta a viabilização de uma alternativa segura do destino final para os resíduos sólidos produzidos no decorrer da produção gesseira. A pretensão é vislumbrar uma alternativa rápida e efetiva que dê resultados a médio e longo prazo. A execução do Plano foi dividida em quatro ações individuais e continuas que aplicadas tem como finalidade, amenizar a dispersão de resíduos no meio ambiente e identificar formas de reaproveitamento, observando a geração deste e classificando-os conforme a resolução do CONAMA nº 313 e a Norma NBR 10.004-2004.

O trabalho deverá ser executado em uma ação corrente entre Empresas do pólo gesseiro e o SENAI (que foi contratado para subsidiar as atividades do âmbito, desde a fase inicial onde é realizado o diagnostico até a destinação final proposta). A partir daí, é realizado inventários de coleta dos resíduos (tudo isso dentro do modelo implantado com o PGRSI) e montado um banco de dados com informações de entrada e saída, gerando uma planilha com base no CONAMA 313 e nos modelos existentes no mercado. Com isso, um monitoramento efetivo poderá ser feito avaliando os investimentos nos seguimentos a que se destina: Coleta, Transporte, Tratamento e Destino Final. Diante disso, o controle operacional dentro da legislação estabelecida visa melhorias continuas.

Estiveram presentes na 1ª Reunião de execução do PGRSI Setorial do Pólo Gesseiro do Araripe, os senhores: o senhor Ariston Pereira da Silva, Presidente Licenciado; Lourismar Barros de Siqueira, Vice-Presidente; Charles Barros, Diretor Tesoureiro; Ismael Seixas Júnior, Diretor Adjunto e Luzanite Maria Sousa, Diretora compondo assim a equipe da SINDUSGESSO; a doutora Ana Rúbia Torres, Promotora do Meio Ambiente do Estado de Pernambuco e a senhora Ana Ferraz, Assistente de Meio Ambiente, também do MPPE; além de empresários do Pólo Gesseiro como um todo.

A seguir, a fala da Promotora do Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Dra. Ana Rúbia Torres:

O Presidente Licenciado da SINDUSGESSO, o senhor Ariston Pereira da Silva, falou também, sobre a viabilidade da ação:

E o Diretor de Financeiro, o senhor Charles Barros, comentou sobre os benefícios financeiros que o PGRSI trará a região:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.