Reitor Eleito do IF Sertão-PE ainda não foi nomeado e comunidade acadêmica realiza petição publica pedindo providências
Em dezembro de 2012 aconteceu a eleição para reitor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE , cujo o resultado foi devidamente homologado em 07 de dezembro de 2012. Passados cinco meses, não existe nenhuma definição em relação a nomeação do reitor escolhido pela comunidade acadêmica.
O mandato do atual reitor do IF Sertão-PE encerrou-se , por lei, em 09 de janeiro de 2013. Contudo, o Ministério da Educação emitiu uma portaria ( Diário Oficial da União, Seção 02, pág. 09, de 31 de dezembro de 2012), sem data de finalização, nomeando-o como Reitor Pro tempore, situação em que não há votação e sim indicação. Assim, o Reitor eleito pela comunidade acadêmica do IF Sertão-Pe não tem previsão de quando assumirá o cargo.
Inconformados com a situação um grupo de manifestantes formados por alunos , servidores e comunidade em geral publicou na internet um abaixo-assinado pedindo ao ministro da educação, Aloisio Mercadante, Providências quanto a definição desse Pleito Eleitoral do IF Sertão – PE.
Segundo o texto da petição pública a iniciativa se justifica pelo fato de que a vontade da comunidade do IF Sertão-PE não está sendo respeitada.” A falta de respeito com relação ao pleito, democraticamente realizado em nossa instituição, leva à incertezas quanto à importância dos regulamentos e procedimentos adotados pela Rede dos Institutos Federais e coloca em cheque os espaços colegiados de disputa democrática construídos por toda comunidade acadêmica e sempre respeitados pelo Ministério da Educação. Além disso, as ações planejadas pela nova gestão estão impossibilitadas de serem realizadas ao prazer da morosidade da aceitação do óbvio e certo: A vontade da comunidade do IF Sertão-PE, diz o texto.
Link da petição:
http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N40068