Realizado nos dias 23 e 24 de maio, em Araripina, a primeira edição do Enagro – Encontro de Agronegócios do Sertão do Araripe e 10º Encontro Estadual da Apicultura ultrapassou as expectativas de seus participantes. O evento, realizado pela unidade Sertão do Araripe do Sebrae/PE na Escola Técnica Estadual Pedro Muniz Falcão, resultou em um volume de negócios superior a R$ 1,2 milhão, considerando-se tanto os negócios fechados durante o encontro como a perspectiva de negócios futuros. Acrescente-se a esse valor o montante de R$ 550 mil gerados em negociações durante a feira pelo estande do Banco do Nordeste.

O 1º Enagro e 10º Encontro Estadual da Apicultura foi realizado com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas do agronegócio do Sertão do Araripe: apicultura, pecuária leiteira, horticultura, fruticultura, caprinocultura, mandiocultura e artesanato. Isso foi alcançado por meio de uma programação formada por oficinas, palestras e encontro de oportunidades que reuniu dez grupos e 60 associações de produtores rurais da região – enquanto os primeiros tiveram a oportunidade de exibir a qualidade de seus produtos, resultado do trabalho desenvolvido pelos projetos da unidade Sertão do Araripe do Sebrae/PE, os segundos já demonstraram interesse em realizar visitas aos produtores que se apresentaram no encontro de oportunidades.

Outros resultados obtidos a partir da realização do evento foram o fortalecimento das cadeias produtivas da apicultura, pecuária leiteira, horticultura, fruticultura, caprinocultura e artesanato e sua integração com os setores hoteleiro, alimentício e mercadista da região; a difusão de conhecimento por meio das oficinas e palestras; e a realização de negócios tanto entre os produtores rurais e os visitantes como entre os fornecedores de máquinas, equipamentos e demais insumos das cadeias produtivas da apicultura e os produtores rurais. Ao todo, 441 pessoas se inscreveram para participar das atividades promovidas durante os dois dias de encontro. No período, cerca de 500 pessoas circularam pelo evento, que teve a participação de 24 expositores, entre empresas e grupos de produtores rurais.

Sertão do Araripe

Segundo dados do IBGE, a região do Sertão do Araripe possui 229.940 cabeças de gado e uma produção leiteira de 61 mil litros. A produção de mel, por sua vez, chega a 44% da produção registrada para o estado de Pernambuco – de acordo com a entidade, a produção de mel na região chegou a 276.598kg. No que diz respeito à mandioca, foram produzidas 10.400 toneladas em 2012.

123

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: