Prefeito de Araripina-PE afastado por seis meses.

O juiz João Ricardo da Silva Neto decretou o afastamento do prefeito do município de Araipina, Lula Sampaio, por um prazo de seis meses.
Também decretou busca e apreensão na prefeitura e em várias secretarias. Policiais e auditores do Tribunal de Contas adentraram a prefeitura, onde realizaram as buscas. No momento, estão na secretaria de Educação. Devem também fazer o mesmo na secretaria de saúde. 

A POSSE E AS CONSEQUÊNCIAS
Alexandre Arraes tomará posse às 10 horas. Cumpre-se assim a vontade do governador, que já avisou a integrantes de sua aliança não estar interessado no afastamento de Lula, e por sua vez foi também avisado, há um mês e exatamente agora, que paragá um preço elevado politicamente por ter atuado como trator em vários casos no interior do Estado.

AS OBRAS
As obras que estajam ‘proibidas’ para Araripina devem acontecer a partir de agora. Tudo indica que Alexandre Arraes já sentará na cadeira anunciando um pacote de realizações.

MUDANÇA NO SECRETARIADO
Especula-se que Alexandre Arraes assinará decreto exonerando todos os secretários, de forma coletiva, e que nomeará uma equipe pequena, essencialmente técnica, para fazer varreduras. Fará apenas o básico e deixará as obras de vulto para o governo estadual.

A VOLTA DE LUTA
Aliados de Lula confiam no seu retorno. Aliás, já fizeram contatos em Brasília e Recife para transmitir o acontecido e alartar o governador das consequências. Uma outra fonte revelou a este blog que Armando Monteiro e Humberto Costa foram escalados para conversar de igual par igual com Eduardo Campos. É provável que ligações telefônicas intermináveis etejam acontecendo agora.
Os desfechos em Araripina terão consequências em todo estado. A primeira, e mais significativa, deverá ser na capital. Provavelmente o ex-prefeito João Paulo será convocado pela cúpula nacional do partido para disputar a prefeitura, ’emparedando Eduardo Campos e desmontando seu plano de passar uma cerca em Pernambuco’, conforme confidenciou esta fonte.

JUIZ FAZ O QUE A LEI DETERMINA
Questões e disputas políticas à parte, o Juiz João Ricardo da Silva Neto só faz o que a lei determina. Uma vez provocado pelo Ministério Público, se embasou nos fatos para agir. No caso, os fatos foram gerados por denúncias de vereadores da oposição, por denúncias anônimas de ‘aliados’ do prefeito e por ex-aliados que sairam com informações comprometedoras. Estas foram transformadas em inquérito embasado pelo Ministério Público, que veio ao município em equipe para atuar nas investigações e oitivas. Demorou pouco e a ação ocorreu. Que seja uma ação correta, duradoura e de longo alcance, chegando a todos os municípios do Estado onde a corrupção anda a galope.

VERSÃO OFICIAL DO APARELHO
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), representado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), e em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), conseguiu na Justiça o afastamento do prefeito do município de Araripina, Lula Sampaio, por improbidade administrativa.
A Operação Alcaide, realizada conjuntamente pelo MPPE, Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), TCE, Tribunal de Contas da União (TCU) e Secretaria de Defesa Social (SDS), com as Polícias Civil e Militar, na manhã desta segunda-feira (12), resultou no afastamento do prefeito do cargo e na busca e apreensão de documentos e equipamentos de informática na sede da Prefeitura.
O MPPE ainda não descartou a hipótese de uma intervenção estadual no município, devendo o pedido ser efetuado de acordo com o desenrolar os fatos.
Neste exato momento, promotores de Justiça e auditores do TCE, acompanhados por policiais civis e militares, encontram-se na sede da Prefeitura lacrando documentos e equipamentos de informática e recolhendo provas. O vice-prefeito Alexandre Arraes vai assumir o cargo de prefeito.
Às 10h, o procurador-geral de Justiça, Aguinaldo Fenelon, e o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcos Loreto, concedem entrevista coletiva na sede do Ministério Público de Pernambuco (Rua do Imperador, 473 – Santo Antonio), para dar maiores detalhes da Operação Alcaide.

Fonte:  MEU ARARIPE.

Publicado por Wagner Pereira

Aux. de Administração da CDL - Araripina-PE - Proprietário/Gerente da WV SERVIWEB - Desenvolvimento de sites e Soluções web. Manutenção e montagem de computadores, instalações de programas. Conhecimentos da Plataforma dinâmica Wordpress, para desenvolvimento de blogs, portais e sites.

Participe da discussão

1 comentário

  1. Great article! This is the kind of information that should be shared around the internet.
    Disgrace on the seek engines for no longer positioning this publish higher!
    Come on over and visit my website . Thanks =)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.