Prefeito Alexandre Arraes participa da inauguração do escritório do ITERPE

Na tarde deste sábado (13) o Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco – ITERPE inaugurou seu escritório local em Araripina para iniciar o processo de regularização fundiária.
A solenidade contou com a presença do Presidente do ITERPE, Geraldo Gondim, do Presidente do IPA Julio Zoé, do Secretario Estadual de Agricultura e Reforma Agrária Ranilson Ramos, do prefeito de Araripina Alexandre Arraes e diversas outras lideranças como vereadores, presidentes de associações de moradores.
O ITERPE irá fazer o processo de regularização fundiária na cidade através do Programa Terra Legal – Pernambuco durante dois anos e a expectativa é emitir mais de 7 mil títulos de propriedades, já com os registros em cartório, para que a população, especialmente da zona rural tenha a propriedade das terras devidamente legalizadas e assim acesso à diversos benefícios governamentais como o crédito rural e a previdência social.
Durante a solenidade prefeito Alexandre Arraes demonstrou imensa alegria pela chegada do ITERPE, pois vai realizar um programa que beneficiará principalmente as pessoas que moram na zona rural e que não teriam condições financeiras de possuir seus títulos de propriedade. “Nossos moradores da zona rural, serras e sítios agora serão assistidos pelo ITERPE e realizarão um antigo sonho de possuir a propriedade de suas terras de maneira gratuita”, afirmou.
COMBATE À ESTIAGEM
O Secretario Estadual de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) Ranilson Ramos aproveitou a vinda à Araripina para anunciar ações de combate à estiagem que foram solicitadas pelo prefeito Alexandre Arraes e deliberadas com o Governador Eduardo Campos.
Serão perfurados 20 poços artesianos, a construção de 5 barragens públicas, sete sistemas simplificados de abastecimento (dois pela SARA e cinco com recursos provenientes do Fundo de Ajuda aos Municípios). “Todas as ações chegarão em caráter emergencial, pois representam a preocupação do Governador Eduardo Campos em executar políticas de convivência com a seca”, destacou Ranilson.
Ao final Ranilson Ramos explicou porque a reforma do mercado hortifrutigranjeiro não foi realizada como planejado e afirmou que até o final do mês de maio uma nova empresa estará contratada para reformar o mercado produtor de Araripina. “A empresa que havia ganhado a licitação faliu e deixou o Governo do Estado em dívida com a população de Araripina. Esta dívida vamos começar a pagar até o final de maio com a contratação da empresa para iniciar esta importante obra que é promessa de Eduardo Campos”, afirmou.
Depois da inauguração do escritório do ITERPE, o prefeito Alexandre Arraes acompanhou Ranilson Ramos e Julio Zoé, além de vários vereadores para conhecer a barragem do sítio Samambaia que foi construída nos primeiros dias da sua administração. O prefeito mostrou a necessidade da construção de um sistema simplificado de abastecimento, pois a comunidade sobrevive do plantio de hortaliças orgânicas. “O Secretario Ranilson Ramos atendeu o nosso pedido e vamos preparar o projeto que irá beneficiar os moradores da Samambaia e fortalecer a cadeia produtiva”, comemorou Alexandre Arraes.

Publicado por Cidade de Araripina Pernambuco

Sobre

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: