Pernambuco deu início à preparação para a campanha de vacinação contra o HPV. A meta é vacinar até o final do ano 235 mil adolescentes na faixa de 11 anos a 13 anos, nos 185 municípios do estado, sendo que somente no mês de março deverão ser imunizadas 30 mil meninas nessa faixa etária. A informação foi dada hoje (10) pela coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Ana Catarina Melo.

Vacina_HPV
(imagem da internet)

A campanha contra o vírus do papiloma humano será iniciada no próximo dia 10 de março. O HPV é um vírus transmitido pelo contato com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual, e constitui um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero. É o terceiro tipo de câncer mais frequente entre as mulheres.

Ana Catarina esclareceu que desde dezembro de 2013 foi iniciado o treinamento dos profissionais nos municípios e regionais de saúde, envolvendo “tanto as questões técnicas, de administração da vacina, quanto como se deve proceder a vacinação nas escolas e nas unidades básicas de Saúde”.

O material técnico sobre a doença e o guia prático com perguntas e respostas sobre o HPV foram encaminhados para os municípios. Além disso, está sendo confeccionado material gráfico do tipo cartazes e folders, com o objetivo de chamar a atenção para a importância da imunização de adolescentes. “Todos os municípios estão em fase de agendamento com as escolas para início da vacinação”.

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: