Ouça a entrevista do Secretário de Saúde Airton Lage, hoje (31).

 

O Secretário de Saúde, Airton Lage, esteve na rádio na manhã de hoje (31), e pontuou os aspectos que a Crise que vem assolando o Brasil denotam na Saúde, em especial, os pontos sofridos na saúde do município de Araripina, no sertão de Pernambuco. O secretário fez um levantamento geral de todo o momento que se vive no brasil, passando pela própria secretaria de saúde desde que o mesmo foi nomeado secretário da mesma.

Pontuando situações, o Secretário falou de política e sem citar nomes comentou acerca de grupos que tentam denegrir a suposta boa imagem que vem se implantando no município de Araripina, e lembrou dos muitos feitos que a cidade vem recebendo desde que a atual gestão assumiu a cadeira do legislativo. Que apesar da crise enfrentada pelos vários municípios, a gestão atual não deixou de investir e realizar um trabalho impar dando qualidade de vida e mostrando produtividade a toda a comunidade araripinense.

Concluindo, o secretário falou sobre a descentralização do poder na Secretaria de Saúde e das ações que estão sendo desenvolvida em todos os pontos do município através das Estratégias de Saúde que tem atendido cada vez mais um maior número da comunidade que precisa dessa atenção. Confira abaixo toda a entrevista do Secretário Airton Lage:

https://www.youtube.com/watch?v=Jnz0WGXOYfM&feature=youtu.be

 

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa sábado (15)

Amanhã (15), tem início em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha começa amanhã e vai até o dia 31 do corrente mês. Em Araripina, no sertão de Pernambuco, todas as Estratégias de Saúde estarão funcionando prontamente como centro de vacinação. O Centro de Saúde também estará com suas portas abertas para vacinar as crianças. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará equipes para atender em áreas mais abastadas. A caderneta de vacinação é de suma importância no ato da vacinação! O ato acontece das 8h às 17h. A recomendação do Ministério da Saúde é para que sejam vacinados 95% do público-alvo.

A paralisia infantil, como a poliomielite também é conhecida, é uma doença infectocontagiosa causada pelo polivírus, que afeta nervos e pode causar fraqueza muscular permanente e paralisia irreversível. Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.

A poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde 1994, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus afastado do País. Em 2013 e 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre a presença do vírus em dez países nos continentes africano e asiático.

Além da imunização contra a pólio, serão ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas das crianças até 5 anos.

 

Secretaria de Saúde promove IV Conferência Municipal de Saúde

Estará acontecendo em Araripina, sertão de Pernambuco, na próxima quarta-feira (22) a IV Conferência Municipal de Saúde, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde. A conferência visa reunir em colegiado todos os funcionários e pessoas relacionadas a área de saúde na cidade de Araripina e distritos que compõem o município.

Com o foco em prestar maior qualidade a saúde pública, a conferencia apresenta o tema proposto: Saúde Pública de Qualidade Para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro. Com isso, o Secretário de Saúde, o senhor Airton Lage visa prestar uma melhoria no serviço de saúde realizado nos PFS do município e qualificando, cada vez mais, os servidores que compõem a referida secretaria.

O evento se realizará no dia 22 (próxima quarta-feira), a partir das 7h30 da manhã, no Auditório Charles Luciano, no Campus Faciagra. A Secretaria de Saúde estará disponibilizando veículos para o transporte dos interessados em participar da conferência, saindo da Praça da Igreja da Matriz e na Praça do Hospital, a partir das 7h30.

Secretária de Saúde fala sobre a importância de se ter o Cartão do SUS

Foi lançado na última sexta-feira (24), uma chamada da Secretária de Saúde de Araripina, no Sertão de Pernambuco, onde semanalmente estará sendo feita uma ponte entre população e a secretária. O objetivo dessa iniciativa é informar e esclarecer dúvidas que possam existir na população e também, aproximar o serviço oferecido pela mesma aos seus principais interessados.

Mediado por Robéria Falcão e Tarcila Helena, a Secretária de Saúde terá um espaço em uma rádio local onde poderá apresentar ações a população, falar de campanhas que estiverem sendo desenvolvidas e abrir um canal direto para a população ter um acesso, e ficar esclarecida de maneira a inquirir mesmo sobre o que a secretária pode e não pode fazer por ela. Nesse primeiro momento, as meninas falaram sobre a importância da atualização do Cartão SUS – Sistema Único de Saúde, que agora conta com um código de barra e precisa conter os números do CPF do cadastrado, também.

Outro fator importante lembrado pelas meninas é que se o seu Cartão SUS tem como inicial o número oito (8), ele já se encontra atualizado; mas aos que ainda não possuem o mesmo, aconselha-se que atualize o quão antes, pois ele é peça fundamental para ser atendido em qualquer unidade de saúde de pronto atendimento, independente de possuir cadastro em qualquer plano de saúde pago do país.

Abaixo, você pode ouvir toda a fala das meninas sobre o novo sistema de atualização do Cartão SUS e sua importância:

 

https://www.youtube.com/watch?v=NsW4b1hYfs8&feature=youtu.be

Secretaria de Saúde de Araripina promove semana de luta contra Aids

Celebrado no último dia primeiro, o Dia Mundial de Luta contra a Aids, prevê durante o mês inteiro ações diversas em todo o pais, incluindo divulgação de novos dados epidemiológicos HIV-AIDS, com mostra de números elevados do vírus em todo o país.

A Prefeitura de Araripina, através da Secretaria de Saúde vem realizando uma programação alusiva à data, visando sensibilizar a mudança no comportamento sexual da população, estimular a realização do exame que detecta a doença (o teste rápido), sensibilizar a população dos meios de prevenção e combater a propagação do preconceito e discriminação aos portadores do vírus.

Para isso, também está sendo ampliada a distribuição de preservativos, tanto masculinos quanto femininos, e estão sendo entregues panfletos educativos à população nas unidades de saúde, escolas, empresas, eventos públicos e em pontos de maior circulação de pessoas.

Confira a programação:

Dia 09 a 19/12 (durante a manhã)

Palestras alusivas nas Unidades de Saúde com os profissionais do próprio estabelecimento.

 Dia 10/12 às 18h30

Blitz noturna no semáforo da Escola Independência, havendo distribuição de panfletos, preservativos e laços vermelhos.

Dia 11/12 às 18h30

Blitz noturna no semáforo da Praça do Hospital, havendo realização de teste rápido de HIV, distribuição de panfletos, preservativos e laços vermelhos.

Dia 15/12 às 08h

“Fique Sabendo: Faça o Teste de AIDS” na ESF Bom Jardim do Araripe.