O homem por trás da Uniclinic do Araripe

Que os elogios a administração de Valmir Lacerda atravessaram décadas junto com seus feitos pelo município, boa parte dos araripinenses sabem; o que poucos sabem é que do alto de seus 74 anos de idade, o ex-prefeito de Araripina, no sertão de Pernambuco, continua sendo um incrível administrador, o homem por trás da Uniclinic do Araripe, clinica essa que é um empreendimento familiar, idealizada pelos seus filhos: Ryan Lacerda e Valmir Filho!

Desde a sua fundação, a Uniclinic do Araripe vem se tornando referência em exames e serviços de saúde que antes o araripinense precisava buscar em municípios longínquos ou até mesmo na capital; tudo isso é resultado de um direcionamento e administração firme estabelecida pelo ex-prefeito Valmir Lacerda, que exerce o controle financeiro e ordenas as atividades diárias que são desenvolvidas dentro daquela unidade de saúde.

Com as mais diversas especialidades médicas e com a visão de quem sabe administrar e gerir um grande negócio, a Uniclinic do Araripe é um grande exemplo do que um exímio administrador é capaz de realizar com os recursos pertinentes e com a visão de futuro que o ex-prefeito Valmir Lacerda possui.

Na hora exata, o povo provará da gratidão e reconhecimento pelo trabalho cumprido em seu próprio benéfico na gestão do Melhor prefeito que Araripina já teve, Valmir Lacerda.

Ouça a entrevista do Secretário de Saúde Airton Lage, hoje (31).

 

O Secretário de Saúde, Airton Lage, esteve na rádio na manhã de hoje (31), e pontuou os aspectos que a Crise que vem assolando o Brasil denotam na Saúde, em especial, os pontos sofridos na saúde do município de Araripina, no sertão de Pernambuco. O secretário fez um levantamento geral de todo o momento que se vive no brasil, passando pela própria secretaria de saúde desde que o mesmo foi nomeado secretário da mesma.

Pontuando situações, o Secretário falou de política e sem citar nomes comentou acerca de grupos que tentam denegrir a suposta boa imagem que vem se implantando no município de Araripina, e lembrou dos muitos feitos que a cidade vem recebendo desde que a atual gestão assumiu a cadeira do legislativo. Que apesar da crise enfrentada pelos vários municípios, a gestão atual não deixou de investir e realizar um trabalho impar dando qualidade de vida e mostrando produtividade a toda a comunidade araripinense.

Concluindo, o secretário falou sobre a descentralização do poder na Secretaria de Saúde e das ações que estão sendo desenvolvida em todos os pontos do município através das Estratégias de Saúde que tem atendido cada vez mais um maior número da comunidade que precisa dessa atenção. Confira abaixo toda a entrevista do Secretário Airton Lage:

https://www.youtube.com/watch?v=Jnz0WGXOYfM&feature=youtu.be

 

TCE-PE determina que Ipubi adote medidas contra mortalidade materna

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) determinou a adoção de medidas para diminuir os índices de mortalidade materna no município de Ipubi, no Sertão de Pernambuco. A decisão, que foi divulgada na última terça-feira (18), aconteceu após o julgamento de uma auditoria operacional feita por técnicos do TCE no ano de 2010 e que apontou problemas relacionados à saúde das gestantes na cidade.

Segundo o TCE, foram vistoriadas cinco unidades básicas de saúde e encontradas deficiências no atendimento do pré-natal à gestante de risco, ausência de informações no modelo de ficha de pré-natal e de exames complementares do Ministério da Saúde. Além de ausência de procedimentos técnicos e condutas no exame clínico e obstétrico, baixa assiduidade dos médicos das unidades de saúde da família, pagamento de médicos de unidades de saúde da família sem o cumprimento de carga horária integral, e inadequação das estruturas físicas das unidades de saúde.

Após a determinação, a Prefeitura de Ipubi deverá adotar as seguintes recomendações: a capacitação dos profissionais que integram as equipes das Unidades de Saúde na Família; o controle sobre as prescrições de medicamentos e de vacinação, garantindo o acesso a gestantes de risco, medidas que assegurem o cumprimento da carga horária integral de 40 horas semanais de todos os profissionais médicos das equipes de saúde da família, no âmbito da prefeitura.

O processo TC N º 1006565-9 foi instaurado a partir de uma demanda da Ouvidoria do TCE para avaliar as ações referentes à prevenção da mortalidade materna no âmbito do Estado de Pernambuco. O documento foi enviado à Coordenadoria de Controle Externo para a realização do monitoramento do cumprimento das recomendações. Entretanto, o prazo para as adequações não foi divulgado pelo TCE.

A Secretária de Saúde de Ipubi, Silvanete Andrade, informou ao G1 que nos últimos seis anos desconhece casos de morte materna no município. “Não chegou ao município nenhuma comunicação oficial do TCE em relação à determinação. Eu acompanho os indicadores trimestralmente”, relata.

Fonte: G1.globo.com

Campanha de vacinação contra a poliomielite começa sábado (15)

Amanhã (15), tem início em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha começa amanhã e vai até o dia 31 do corrente mês. Em Araripina, no sertão de Pernambuco, todas as Estratégias de Saúde estarão funcionando prontamente como centro de vacinação. O Centro de Saúde também estará com suas portas abertas para vacinar as crianças. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará equipes para atender em áreas mais abastadas. A caderneta de vacinação é de suma importância no ato da vacinação! O ato acontece das 8h às 17h. A recomendação do Ministério da Saúde é para que sejam vacinados 95% do público-alvo.

A paralisia infantil, como a poliomielite também é conhecida, é uma doença infectocontagiosa causada pelo polivírus, que afeta nervos e pode causar fraqueza muscular permanente e paralisia irreversível. Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.

A poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde 1994, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus afastado do País. Em 2013 e 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre a presença do vírus em dez países nos continentes africano e asiático.

Além da imunização contra a pólio, serão ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas das crianças até 5 anos.

 

“Eu sou pré-candidato a Prefeito!”, afirmou Dr. Aluísio Coelho em entrevista

Esteve em uma rádio local na manhã de hoje (05), garantindo seu direito de resposta depois de na manhã de ontem (04), ser referido pela senhora Meire Batista, administradora da Casa de Saúde São José, como tendo citado que a mesma instituição, juntamente com o Hospital e Maternidade Santa Maria, que ambas estariam recebendo uma gorda quantia de 2 milhões de reais mês, onde o mesmo questionava qual destino tão generoso valor estava tomando.

Em sua fala, o médico e pré-candidato a prefeito de Araripina, Aluísio Coelho se defendeu e enfatizou os serviços na área de saúde de maneira filantrópica que vem realizando no município, e frisou também, que a população não deveria se contentar em ter apenas um hospital particular e outro filantrópico, apesar de que o Hospital Santa Maria não deixe de ser participar. Continuamente o mesmo relatou as dificuldades enfrentadas em realizar uma boa prestação de serviço no que diz respeito a saúde pública municipal, devido à ausência de coisas primordiais e básicas para a realizações dos mais simples procedimentos.

Quando questionado sobre seu nome está entre os cotados para ser o possível prefeito de Araripina, o mesmo foi enfático e confirmou que sim, que é pré-candidato até junho de 2016, e depois dessa data, candidato ao cargo de Gestor Municipal pelo PP. Lembrado como apoiador de Armando Monteiro nas campanhas Governamentais, o mesmo alega que não se ver desprestigiado pelo atual ministro direcionar seu apoio ao ex-deputado Raimundo Pimentel e adiciona “eu não sou pré-candidato de Armando! Eu não sou pré-candidato do Governo do Estado! Eu não sou pré-candidato de Adalberto Cavalcanti! Eu sou pré-candidato do povo de Araripina!”, afirmou a todos pulmões o médico e pré-candidato a prefeito; e disse mais, que a escolha não vem dele, e sim da população que quer uma mudança e que ver no nome dele essa possibilidade.

Ouça toda a entrevista de Dr. Aluísio Coelho abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=_bAoYclIcfM&feature=youtu.be