Conheça o candidato a vereador mais votado em sua região da Cidade

Continuando a nossa série de análises sobre os boletins de urnas fornecidos pelo TRE-PE, separamos os votos dos vinte mais votados para vereador em nossa Cidade. Colocamos em ordem alfabética os locais de votações, e concentramos a sede(Araripina) em um único gráfico.

 

Bom Jardim do Araripe

Cavaco

Cavalete 1

Centro Araripina(sede)

Feira nova do saco

Gergelim

Lagoa de dentro

Lagoa do Barro

Morais

Nascente

IPA

Vila Santa Maria

Vila Santana

Vila Serrânea

Todos os locais (rolagem lateral)

Em nosso próximo artigo, iremos destrinchar todos os votos para os candidatos ao cargo de Prefeito de Araripina Pernambuco.

Ubam prevê aumento da crise nos Municípios depois dos cortes no Orçamento

A União Brasileira de Municípios (UBAM) distribuiu nota hoje (25) com a imprensa, demonstrando profunda preocupação com o corte de R$ 69,9 bilhões no orçamento de 2015, já que isso afetará diretamente os municípios.

Os prefeitos de todo o país se mostram apreensivos, tendo em vista a escassez de recursos, que já se tornou um fantasma nas contas das prefeituras, obrigando os gestores a viverem em Brasília com uma “cuia” nas mãos, implorando atenção do governo da União. Protestou hoje o presidente da União Brasileira de Municípios (Ubam), Leonardo Santana.

Segundo o dirigente municipalista, não há como deixar de vincular esses cortes no orçamento ao déficit de caixa do tesouro, depois dos indeterminados saques promovidos nessa onda marcante de corrupção generalizada que atua dentro e fora do governo federal.

“A diminuição dos recursos no Orçamento significa o presságio de tempos bem mais difíceis para os menores entes federados, pois a corda só quebra no lado dos mais fracos. Será como um “efeito cascata” que afetará as administrações públicas estaduais e atingirão em cheio as prefeituras. Já tão sofridas em razão da falta de atenção do governo federal, durante esses últimos 10 anos.”

Segundo Leonardo, só com os cortes na saúde, em torno de 11,7 bilhões, só se espera o agravamento do caos já existente nos municípios, os quais já não possuem quase nenhuma estrutura para resolver o problema de saúde da população. Sem remédios e sem condições de arcar com os salários dos profissionais da área, como também sem poder fazer novas contratações.

A Ubam está enviando Circular Informativa para todos os prefeitos e prefeitas, orientando que façam uma “economia de guerra”, inclusive com a suspensão dos festejos juninos que dependam do erário público, apoiando apenas aqueles que contem com o patrocínio da iniciativa privada, principalmente nas cidades que compõem o Semi-Árido, que somam 1.134 municípios, os quais passam por uma fase muito marcante de estiagem prolongada e a maior seca de todos os tempos.

Ministério Orçamento Previsto   Corte Orçamento depois do corte
Saúde             103.276    11.774           91.503
Educação              48.813     9.423           39.383
Desenvolvimento Social              33.016     1.391           31.625
Cidades             31.747   17.232           14.515
Defesa            22.645    5.617           17.028
Transporte            15.894    5.735           10.160
Ciência             7.311    1.844            5.467
Integração Nacional            5.756    2.162            3.594
Fazenda            5.076    1.194            3.882
Justiça            4.633    1.448            3.185

 

Turbina explode no Aeroporto de Juazeiro do Norte

Um avião Airbus A318 da Avianca Brasil sofreu na manhã de sábado, dia 23 de Maio, um incidente quando levantava voo do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro no Norte, no Estado do Ceará.

A aeronave registou uma explosão no motor do lado esquerdo, quando já tinha rolado sobre a pista cerca de 200 metros, confirmaram os bombeiros do aeroporto. O rebentamento, facilmente audível, nas zonas adjacentes do aeroporto e que algumas fontes dizem ter sido uma explosão interna no motor, foi logo identificada pela tripulação de cockpit que, imediatamente freou o avião, tendo o sistema anti-incêndio apagado as labaredas que já se viam a sair do motor.

A tripulação ainda accionou as mangas pneumáticas para escape de emergência dos passageiros, mas logo que se verificou que o fogo estava extinto, todos saíram pelas escadas normais que foram colocadas pelo pessoal do ´handling’ do aeroporto, disseram ainda fontes dos bombeiros, citadas pelos jornais online cearenses.

O avião fazia o voo 6377 da Avianca Brasil entre Juazeiro do Norte e Guarulhos/São Paulo, tendo a bordo 112 passageiros e 5 tripulantes. O incidente registou-se pelas 11h30 locais (14h30 UTC).

Funcionários da companhia no Aeroporto de Juazeiro do Norte indicaram que os passageiros iriam ser encaminhados durante o dia para os seus destinos noutros voos. Os restantes seguirão viagem no voo normal de domingo, que partirá pelas 11h15 locais. Não há qualquer informação oficial da companhia acerca deste incidente que não registou feridos nem vítimas pessoais. Contudo sabe-se que a companhia assumirá todas as despesas relacionadas com refeições e hospedagem dos passageiros retidos em Juazeiro do Norte.

Entretanto no canal televisivo local, TV Miséria, um dos passageiros entrevistado disse que foram ouvidos dois violentos estampidos, após os quais a cabina foi invadida por fumaça. Logo que se certificou de que a aeronave tinha parado esse passageiro abriu a porta de emergência o que ajudou a ventilar o avião, no interior do qual começavam a verificar-se algumas cenas de pânico entre os passageiros. Felizmente sem consequências de maior, já que saíram calmamente pelas duas escadas colocadas em portas do avião, estacionado numa das cabeceiras da pista do aeroporto. Alguns passageiros sentiram-se mal, provavelmente devido à tensão vivida a bordo, tendo sido assistidos no local pela equipa médica que se dirigiu para onde o avião ficou imobilizado.

1º Encontro de Blogueiros do Araripe

Acontecerá no dia  23 de maio de 2015, o primeiro encontro de blogueiros do Araripe que será realizado em Ouricuri, Sertão de Pernambuco, onde todos se reunirão no auditório do SINDSEP – Sindicato dos Servidores Públicos, localizado a Rua Oscar Lins-243, Centro, Ouricuri-PE (Praça do Bando do Nordeste).

Essa data se deu devido a ser um final de semana onde a maioria das pessoas tem mais tempo livre e poderão participar do evento.

Os representantes da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco (ABLOGPE) trarão oficinas e debates que irão enriquecer o encontro, Na ocasião haverá uma eleição para escolha de dois coordenadores para representarem a região, dessa forma, os blogueiros associados terão uma participação mais direta com a vida da entidade AblogPE.

AblogPE, foi a primeira Associação do Brasil que defendeu a categoria, Fundada em 2011,  na cidade de Limoeiro,  Agreste pernambucano,  a AblogPE provocou debates em diversas cidades com a realização de encontros e a participação em seminários nacionais.

A participação está aberta a todos os blogueiros do Araripe.

Casos de dengue aumentam 423% em Pernambuco

Até o último dia 18 de abril 26.666 casos de dengue foram notificados em 174 municípios pernambucanos – 423% mais que o mesmo período do ano anterior, quando foram notificados 4.763 casos. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde.

É no Recife onde se concentraram a maioria das notificações (6.633), seguido por Jaboatão dos Guararapes (1.387), Camaragibe (1.379) e Goiana (942). Até agora, 19 casos graves da doença foram confirmados e 15 pessoas podem ter morrido em decorrência da doença. Em 2014 foram 22 casos graves e 18 mortes confirmada.

A incidência de casos no Brasil para cada grupo de 100 mil habitantes é de 367,8, índice que para a Organização Mundial da Saúde (OMS) representa situação de epidemia (a classificação mínima de epidemia é de 300/100 mil habitantes).

Veja orientações da Secretaria Estadual de Saúde para eliminar os focos dos mosquitos:

>> Mantenha caixas-d’água, jarras, cisternas, poços ou qualquer outro reservatório de água bem tampados
>> Mantenha as lixeiras tampadas e secas; nunca jogue lixo em terrenos baldios
>> Coloque no lixo todo objeto que possa acumular água. O lixo deve ser colocado em sacos plásticos bem fechados
>> Lave os bebedouros de animais com uma bucha pelo menos uma vez por semana e troque a água todos os dias
>> Cubra e guarde os pneus em locais secos, protegidos das chuvas
>> Guarde as garrafas secas de cabeça para baixo e não deixe no quintal objetos que acumulem água
>> Encha os pratinhos de plantas com areia
>> Retire a água acumulada sobre a laje
>> Mantenha as calhas d’água limpas