Dia de pagamento do servidor municipal chegando – O que vem por aí?

Após negociação entre Servidores Municipais de Educação de Araripina e Secretaria de Educação, acordo foi feito, (para que os docentes voltassem da greve), e os professores tiveram o salário do mês de fevereiro dividido em quatro parcelas, com a segunda parcela para ser paga no próximo dia 17. Os contratos estão na justiça.

Com relação ao 13° salário, ficou também acordado para ser pago em data do aniversário dos servidores. Se será cumprido ou não, resta-se esperar os próximos dias para saber, já que os aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março estão na expectativa para começar a receber esse mês, o que lhes é de direito.

Conforme afiliados do SIMA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araripina), se salário de março não for pago no dia 08, portanto, amanhã, os servidores podem voltar a fazer greve

A carência de professores na Secretaria Municipal de Educação de Araripina e Processo seletivo.

Processo Seletivo da Prefeitura de Araripina, Pernambuco, abre 215 vagas imediatas de Nível Fundamental, Médio e Superior. Também haverá formação de cadastro de reserva, com o propósito de selecionar profissionais para atender as demandas da Secretaria Municipal de Educação (SME).

As inscrições para esse processo acontecerão nos dias 14 e 15 do mês  de abril, na Escola Eduardo de Sousa Carvalho,  localizada na  Rua Antônio de Carvalho Leite, s/n, Centro. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A previsão salarial, conforme informado no edital, varia de R$ 880,00 a R$ 1.760,00, enquanto a jornada de trabalho poderá ser de até 40 horas por semana.

As vagas do processo de seleção são de Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Sala, Auxiliar de Creche, Zelador, Condutor de Transporte Escolar, Vigia, Porteiro, Merendeira, Intérprete de Libras e Professor de Educação Física e de Ensino Fundamental I e II, nas disciplinas de Português, Matemática, Inglês, Ciências, História e Geografia.

Segundo funcionários da Secretaria de Educação do município, as vagas existem, pois em algumas escolas há duas ou três turmas, ainda sem professores, desde que as aulas começaram, no dia 21 de março, o que era para ter acontecido em fevereiro. A situação não é tão  agravante porque quando a diretora da escola ou supervisor, e até  outro funcionário (embora não seja essa a atribuição) não toma conta dos alunos  sem professor, para não ficar sem aula, esses são unidos a outros, o que dificulta o trabalho do educador e o aprendizado do discente, já que o número de estudantes na mesma sala aumenta, bem como a disparidade de conhecimento, no que diz respeito a série dos alunos.

Ainda de acordo com informações de funcionários, que preferiram não se identificar, todos os anos são feitos levantamentos, onde é mostrado o quadro que aponta a quantidade de alunos, de professores efetivos e contratados, para que a Secretaria de Educação possa se organizar e resolver a situação, pois muitas Instituições Educacionais do município estão recebendo crianças de outras escolas, também municipais, por conta da falta de profissionais na área.

 

SIMA convoca servidores para reivindicar seus salários atrasados

IMG-20150810-WA0026
Reprodução: Carta convocação do SIMA

Está circulando desde ontem (11), uma carta convocatória do SIMA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araripina, no sertão de Pernambuco, onde a mesma convoca e convida os mesmos servidores a se fazerem presentes em sua Sede no dia de hoje (11), para reivindicar um calendário fixo para pagamento dos vencimentos dos seus servidores e debater as causas de os professores não terem seus vencimentos pagos em dia, volta e meia tendo atrasos.

A reunião, que está prevista para acontecer as 10h30m de hoje, na sede do SIMA, à rua Joaquim José Modesto, tem como principal tema a ser debatido um calendário fixo para que o Gestor Municipal esteja realizando os pagamentos aos referidos funcionários que compõem todo o corpo trabalhista; em especial a Secretaria de Educação que é onde estão lotado a grande maioria dos servidores municipais.

Importante lembrar que o SIMA também vem lutando pela implantação do Plano de Cargos e Carreiras no município, que irá valorizar todos os servidores municipais, uma vez que hoje apenas os profissionais de educação (professores), possuem o referido plano.

Governo de Pernambuco autoriza concurso para 3 mil professores

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), autorizou nesta quarta-feira (27) a realização de concurso público para a contratação de 3 mil professores da rede estadual de ensino. Essa ação representa a primeira fase para o processo seletivo e as provas devem ser realizadas ainda este ano.

A Secretaria de Educação do Estado informou que as vagas serão abertas, principalmente, para educadores das áreas de química, física, matemática e biologia. Os profissionais atuarão na rede de educação especial e profissionalizante.
O concurso deve ser realizado ainda em 2015 e o lançamento do edital deve acontecer nos próximos meses. A expectativa é que os professores comecem a trabalhar já no ano letivo de 2016. Os trâmites para a realização do concurso serão de responsabilidade das secretarias de Educação e Administração.

Mesmo sem acordo com os professores, o Governo de Pernambuco informou nesta terça-feira (26) que irá repassar, a partir do próximo mês, a primeira parcela referente ao reajuste de 7% no salário dos docentes.

O Executivo informou que o salário de junho já vem com um aumento de 2,1%. Além disso, terá também outros 0,85% de aumento, referente ao percentual garantido na lei estadual aprovada em março, totalizando 2,95% de aumento para a categoria. O restante dos 7%, dividido em duas vezes, vai ser pago nos meses de outubro e dezembro.

SIMA realiza grande Assembleia dia (29) em Araripina

Está marcada para acontecer na próxima sexta-feira (29), uma grande assembleia do SIMA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais para debater os pontos de principal interesse de seus associados e demais categorias que compõem o administrativo público municipal. Segundo o Presidente do SIMA, Tiago Silva, a assembleia visa discutir questões de incentivo aos ACS – Agentes Comunitários de Saúde, o atraso do pagamento dos temporários (contratados), o retroativo dos professores, que tiveram aumento nacional de 13,1% acrescido de 1,99% da Prefeitura de Araripina, sertão de Pernambuco.

Na oportunidade, também será discutida a construção do Estatuto do Servidor, esse mesmo que envolve todas as secretárias que compõem o poder Administrativo de Araripina em sua totalidade; também estará sendo levantado temas como o pagamento do 1/3 de férias do FUNDEB 40 e as parcerias que o SIMA vem fechando de maneira a somar benefícios a seus sócios.

A Assembleia do SIMA, que acontece no dia da Paralisação Nacional, dia 29 de Maio – a data marca o retorno da categoria (professores da Rede Estadual de Educação) a ficar de braços cruzados diante do não cumprimento do que foi proposto pelo então Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara; é parte da ação do SIMA que se une a Paralisação Nacional e que realiza sua Assembleia na tarde do dia 29, precisamente as 14:30h na Câmara Municipal de Araripina.

Lembrando que a Grande Assembleia do SIMA é aberta a todos os membros do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araripina, e população em geral que tiver interesse.

Participe!