FIEPE oferece curso gratuito com orientações para atender a fiscalização do trabalho

A Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE está com inscrições abertas para o curso gratuito “Como atender a fiscalização do trabalho?” que acontecerá no dia 28 de maio das 8h às 18h na sede da Unidade, em Araripina.

O curso é uma iniciativa da FIEPE em parceria com a Confederação Nacional da Indústria – CNI e objetiva contribuir para tornar a indústria mais competitiva. A realização faz parte do Programa de Desenvolvimento Associativo, um instrumento que fortalece a representação sindical empresarial e promove melhorias do ambiente de negócios e ampliação da competitividade das empresas do setor.

Durante o curso os participantes serão orientados sobre como receber o fiscal do trabalho na empresa, quais os documentos podem ser exigidos, quais os limites da atuação do fiscal do trabalho, entre outros aspectos fundamentais. Será apresentado o conjunto de normas, procedimentos e documentos relacionados à fiscalização trabalhista com destaque para boas práticas de atendimento ao fiscal do trabalho.

Será o primeiro evento promovido pela Unidade Regional Sertão do Araripe após sua inauguração no mês passado. De acordo com a diretora Ceissa Costa este é o curso inaugural de uma série de outros que a FIEPE oferecerá aos empresários da região. “Este ano teremos diversos cursos e oficinas com temas que são de interesse da indústria da nossa região,” afirmou.

SERVIÇO:

Como atender a fiscalização do trabalho?

Data: 28/05/2015

Hora: Das 8h às 18h

Local: Unidade Regional Sertão do Araripe. Rua Marcos Vieira de Alencar, 339. Planalto. Araripina – Pernambuco.

As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Confirmação até o dia 26/05/2015 pelo telefone (087)38734620 ou [email protected]

Professores da rede estadual podem paralisar atividades por tempo indeterminado

Os professores da rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco podem declarar greve por tempo indeterminado. A decisão será discutida em assembleia geral marcada para ás 15h desta sexta-feira (10), no Clube Português. 
Nos dias (08 e 09), a categoria cruzou os braços em uma paralisação de advertência de 48 horas. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, 612 unidades participaram do protesto. No primeiro dia de mobilização, quase 60% das escolas estaduais fecharam, total ou parcialmente. 
Na semana passada, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepe) garante que 13,01% seja aplicado a profissionais com nível médio (antigo Magistério) e 0,89% a professores com licenciatura plena e menos de dez anos de serviço na rede. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, o reajuste deixa de fora 45.750 professores. “A medida rasga o Plano de Cargos e Carreira da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) cobra o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008) estendendo o reajuste a todo o conjunto dos professores e não só a uma parte dela”, informou o sindicato através de nota oficial.

A paralisação foi aprovada em assembleia na sexta passada. 

Em Brasília, Luciano Capitão cobra melhorias para a Araripina

O Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Araripina, no sertão de Pernambuco, Luciano Capitão, em viagem na capital Brasília, buscando ações e projetos para a cidade, esteve em reunião com a cúpula do PSB e cobrou por ações que merecem atenção: a Academia da Cidade, Pavimentação da estrada que liga a BR 316 aos distritos de Lagoa do Barro e Gergelim e a Limpeza do Dnocs.

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Araripina, Luciano Capitão lembro-o dos projetos de limpeza e reestruturação da barragem do Dnocs, proposto pelo Senador eleito, Fernando Bezerra Coelho (PSB). Além disso, o vereador Luciano Capitão aproveitou a oportunidade para reforçar ao senador, também, da estradas de acesso aos distritos de Lagoa do Barro e Gergelim, e a que ligará Araripina à Salitre, no Ceará.

Em outro momento, o Vereador Luciano Capitão se encontrou com o Secretario das Cidades, André de Paula, e falou sobre a implantação de uma Academia da Cidade em Araripina dentre outras melhorias para o município; mais uma vez mostrando sua preocupação como vereador com a sua cidade e sempre buscando melhorias para a mesma.