Araripina vivencia a 3ª Conferência Municipal da Juventude hoje (11)

Começou hoje (11) e segue com extensa programação até às 17h de hoje, a 3ª Conferência Municipal da Juventude. A conferência, organizada pela Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Turismo de Araripina, no sertão de Pernambuco, tem como finalidade discutir e elaborar políticas de ação voltada a juventude através dos diversos eixos temáticos que estarão disponíveis. Também se farão presentes diversas entidades e grupos sociais que trabalham com projetos voltados ao jovem.

O secretário, Lídio Santiago, tem visitado diversos pontos desde a semana passada realizando os atos Pré-conferencia, onde vem convidando e apresentando já, alguns dos temas que estarão em debates em todo o dia de hoje, além de instigar o alunado como um todo e os jovens a se fazerem presentes nas oficinas e fóruns que serão realizados. Com o tema: As várias formas de mudar o Brasil, a mesma terá também apresentações culturais e uma palestra motivacional com a Professora e Mestra, Eva Oliveira; seguindo até o fim da tarde com fóruns e discussões além da formulação de propostas até a eleição dos delegados que representarão o município.

Por fim, a conferência será um encontro entre a juventude e a sociedade civil e demais representações do governo com o objetivo de debater e propor políticas para um determinado setor, assim como interferir e participar e executar políticas públicas voltadas para o jovem; a mesma serve de garantia e bases para uma gestão democrática e participativa com a presença ativa de jovens do município.

Jovem líder comunitário é eleito presidente de Associação de Radiodifusão Comunitária.

O jovem João Andrade, sempre à frente de movimentos sócias e populares na cidade de Trindade, no Sertão de Pernambuco, foi eleito como novo presidente da Associação Comunitária de Radiodifusão Espaço Livre de Trindade, para os próximos 4 anos, de 2015 a 2018.

Associados e demais moradores participaram da Assembleia Geral da Associação, que foi realizada na sede da mesma, no Bairro São Geraldo III, no último dia (28/01/2015).

Entenda o Projeto da Espaço Livre: A Associação Comunitária de Radiodifusão Espaço Livre de Trindade (ARAEL) é formada por um grupo de 50 Associados que tem criado diversas vertentes para o desenvolvimento da cultura na cidade. Os associados fazem trabalhos teatrais através do Grupo Arte Livre, e em 2015, uma Rádio Comunitária chamada Espaço Livre vai ocupar a programação da FM 87,9 contribuindo com os serviços de comunicação em Trindade.

O presidente eleito João Andrade, ressaltou a importância de se fazer renovação. “Instituição que não se renova está sujeita ao fracasso, mas tão necessário quanto o ato de renovar é que esta venha acompanhada de ações que sejam espelhadas na democratização do poder. Isso significa a construção de uma gestão compartilhada e, principalmente fazer com que a Associação Espaço Livre e a futura Rádio Espaço Livre FM se transforme de fato e de direito em um veículo de comunicação com a cara da comunidade, dando-lhe voz e aproximando-se dos problemas cotidianos”.

A primeira medida da Diretoria será pautar os problemas, angústias e anseios da comunidade para que a Associação Espaço Livre possa ir atrás das medidas cabíveis para as resoluções dos mesmos.