Conheça todos os votos para Presidente no Sertão do Araripe

O site Araripina.com.br organizou em gráficos e tabelas os votos para Presidente no primeiro e segundo turno em todas as cidades do Sertão do Araripe. Ficou claro a força do PT em nossa região e que o crescimento no segundo turno, proporcionalmente foi igual dos dois candidatos.

Votação do primeiro turno nas cidades do Sertão do Araripe

Votação do segundo turno nas cidades do Sertão do Araripe

Votação do Fernando Haddad nas cidades do Sertão do Araripe

Votação do Bolsonaro cidades nas do Sertão do Araripe

O crescimento entre os dois candidatos foram proporcionalmente similares, Fernando Haddad cresceu 11.99% do primeiro para o segundo turno e Bolsonaro cresceu 11.30% do primeiro para o segundo turno.

Mutirão do Seguro DPVAT acontece de 30 de maio a 1º junho em Araripina

Mutirão é promovido pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Serão atendidos processos de Araripina e outras do Sertão de PE.

O Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) vai promover de segunda-feira, hoje, (30), a quarta-feira (1º), o II Mutirão do Seguro Obrigatório contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em Araripina. O evento acontecerá das 8h às 18h, na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FACISA).

Serão atendidos processos de Araripina e outras sete comarcas como Bodocó, Exu, Ipubi, Ouricuri, Parnamirim, Terra Nova e Trindade. De acordo com o TJPE, foram selecionados cerca de 260 processos que estão aptos à conciliação para o evento. O juiz coordenador será Demetrius Liberato.

Fonte: http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2016/05

 

TCE-PE determina que Ipubi adote medidas contra mortalidade materna

O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE) determinou a adoção de medidas para diminuir os índices de mortalidade materna no município de Ipubi, no Sertão de Pernambuco. A decisão, que foi divulgada na última terça-feira (18), aconteceu após o julgamento de uma auditoria operacional feita por técnicos do TCE no ano de 2010 e que apontou problemas relacionados à saúde das gestantes na cidade.

Segundo o TCE, foram vistoriadas cinco unidades básicas de saúde e encontradas deficiências no atendimento do pré-natal à gestante de risco, ausência de informações no modelo de ficha de pré-natal e de exames complementares do Ministério da Saúde. Além de ausência de procedimentos técnicos e condutas no exame clínico e obstétrico, baixa assiduidade dos médicos das unidades de saúde da família, pagamento de médicos de unidades de saúde da família sem o cumprimento de carga horária integral, e inadequação das estruturas físicas das unidades de saúde.

Após a determinação, a Prefeitura de Ipubi deverá adotar as seguintes recomendações: a capacitação dos profissionais que integram as equipes das Unidades de Saúde na Família; o controle sobre as prescrições de medicamentos e de vacinação, garantindo o acesso a gestantes de risco, medidas que assegurem o cumprimento da carga horária integral de 40 horas semanais de todos os profissionais médicos das equipes de saúde da família, no âmbito da prefeitura.

O processo TC N º 1006565-9 foi instaurado a partir de uma demanda da Ouvidoria do TCE para avaliar as ações referentes à prevenção da mortalidade materna no âmbito do Estado de Pernambuco. O documento foi enviado à Coordenadoria de Controle Externo para a realização do monitoramento do cumprimento das recomendações. Entretanto, o prazo para as adequações não foi divulgado pelo TCE.

A Secretária de Saúde de Ipubi, Silvanete Andrade, informou ao G1 que nos últimos seis anos desconhece casos de morte materna no município. “Não chegou ao município nenhuma comunicação oficial do TCE em relação à determinação. Eu acompanho os indicadores trimestralmente”, relata.

Fonte: G1.globo.com

‘Jornada Literária’ leva programação cultural ao Sertão do Araripe

A região do Sertão do Araripe recebe de 13 a 23 de maio, a ‘Jornada Literária Chapada do Araripe’, evento cultural que integra literatura, teatro, dança e música. A programação do festival, que está na terceira edição, vai percorrer oito municípios do Sertão pernambucano, Araripina, Ipubi, Trindade, Ouricuri, Moreilândia, Granito, Bodocó e Exu. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos.

Araripina (13 e 14 de maio)

A Jornada inicia na cidade de Araripina, com atividades na terça-feira (13) com um cortejo cultural, às 7h, partindo da praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, às 9h, quatro instituições de ensino recebem debates com escritores e roda de leitura. Ainda na terça, a praça Dom Campelo de Aragão vai receber duas intervenções artísticas, ‘Só quando eu crescer’, às 16h30, e ‘Lourival, o escritor’, às 19h30. A programação do dia 13 termina com uma roda de conversa com o poeta Lourival Holanda de Bodocó, às 20h, na quadra da Faculdade de Formação de Professores de Araripina (Fafopa).

Na quinta-feira (14), três escolas da cidade terão debates com escritores pernambucanos, às 9h. O mesmo horário, ‘Só quando eu crescer’ será apresentado na praça Dom Campelo de Aragão. No período da tarde, às 14h, a Escola Municipal Maria Luzanira Muniz recebe uma roda de leitura. Já durante a noite, o público poderá conferir na mesa da FAFOPA, a partir das 20h30, uma mesa de glosa, ou seja, um encontro de poetas que improvisam textos rimados a partir de um “mote”.

Trindade (15) e Ipubi (16 de maio)

Em Trindade, a programação é semelhante. Com uma intervenção artística na praça da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, às 9h, um debate com escritores em escolas da cidade, às 14h, e uma mesa de glosa, às 19h. Finaliza as atividades em Trindade, uma apresentação do cantor Maviael Melo, no auditório da Secretaria de Educação, às 20h30.

Em Ipubi, a apresentação ‘Só quando eu crescer’, será feita às 10h na Escola Euzélia de Melo Campos. No mesmo local, às 14h, acontece uma roda de conversa com poetas de diversas cidades de Pernambuco. Fechando as ações no município, os repentistas Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira fazem shows, às 20h, na Praça Nilza Lins.

Ouricuri (17 e 18 de maio)

No domingo (17), as atividades começam com um recital de poesia itinerante, às 17h, com os poetas Allan Sales, David Henrique, Luna Vitrolira e Socorro Oliveira, na Praça Frei Damião. Às 18h, o público poderá conferir o espetáculo ‘Sob o Sol e Sob a Lua tem Palhaço na Rua’, na Praça Padre Francisco Pedro da Silva. O cantor Maviael Melo se apresenta, a partir das 20h, no Clube do BNB.

Na segunda-feira (18), das 8h às 12h, acontece uma oficina de cordel na Escola Estadual São Vicente de Paula. Às 9h, quatro escolas recebem debates com escritores. No período da tarde, a praça da Igreja Matriz São Sebastião será palco de dois espetáculos, a partir das 16h. Os poetas Virgílio e Davi Siqueira realizam a intervenção poético-musical ‘O menino e o poeta’, às 19h30, no Clube do BNB.

Granito (19), Exu (20) e Moreilândia (21 de maio)

Nos três municípios acontecem debates em escolas da rede público, às 9h. Em Exu será realizada, das 8h às 12h, uma oficina de cordel na Escola Barão do Exu. No período da tarde serão realizados espetáculos nas praças das igrejas matrizes. Os três locais também recebem recitais de poesia. Às 19h estão previstas mesas de glosa na quadra do EREM Governador Miguel Arraes, em Granito, e na Escola Bárbara Alencar, em Exu.

Bodocó (22 e 23 de maio)

Bodocó é último município a sediar as atividades da Jornada. Na sexta-feira (22), as ações começam cedo, às 7h, com uma alvorada festiva na praça da Igreja Matriz de São José que contará com a presença de aboiadores, da Banda de Pífano do Jardim e da Banda Marcial da Fundação José Marcolino. Às 9h acontecem debates em cinco escolas da cidade e um recital de poesia no Sesc.

Ainda na sexta-feira, às 15h, será realizada a palestra ‘Literatura e humor’ na Escola Municipal Antônia Lócio da Cruz. Estão previstas intervenções, a partir das 16h, na Praça José Gomes de Sá e nas ruas da cidade. Ainda acontecem, a partir das 19h, a palestra ‘Mulheres e homens nas veredas do cangaço’ e um recital na quadra da Escola João Carlos Lócio.

No sábado (23), às 9h e às 16h, estão previstas intervenções itinerantes pelas ruas da cidade e um espetáculo na Praça José Gomes de Sá. O encerramento da Jornada será na Várzea do Meio. No local, a partir das 19h, acontecem os recitais ‘Um dedo de prosa’ e ‘Récita’, além disso, os artistas locais Miguel Filho, Paulo Barbosa e Zé Pereira fazem uma serenata. O cantor bodocoense Flávio Leandro é a última atração do festival com um show acústico na Casa de Taipa.

A programação detalhada da Jornada Literária Chapada do Araripe está disponível no site do Sesc Pernambuco.

Fonte: Sesc Ler Araripina

Ato Público reivindicando o cumprimento da Lei do Piso Nacional em Ipubi

Ontem (15), uma nova manifestação dos professores da rede pública estadual teve marco no sertão do Pernambuco. Dessa vez, a cidade de Ipubi, há aproximadamente 50 kms de Araripina, também no sertão do Estado, levou seus professores e alunos condescendentes da causa dos docentes a rua de maneira a exigir e chamar a atenção para o aumento ilusório que foi concedido a categoria pela Governador do Estado.

Os docentes que foram as ruas, em sua maioria do EREM Arão Peixoto de Alencar, reivindicaram em Ato Público e pacífico o cumprimento do Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, a Lei do Piso Nacional que o mesmo vem se negando a cumprir desde o último dia 10 além de intimidar a categoria com ameaças de corte do ponto dos servidores. Na última terça-feira (14), os professores de Araripina estiveram nas ruas protestando e levando a público a situação atual a qual os professores da rede pública estadual estão sujeitos.

Atualmente, a Greve dos Professores do Estado de Pernambuco já conta com uma adesão de aproximadamente 80% do efetivo e os alunos, em sua maioria, estão prestando seu apoio aos professores de maneira a fortalecer as manifestações que vem acontecendo em todo o Estado – do sertão a Capital. Hoje (16), já conta-se dez dias desde a paralização dos docentes. A categoria exige que o Governador Paulo Câmara cumpra a promessa de que dobraria o salário dos educadores.