Treinamento online gratuito da construção de uma casa de gesso

Já se perguntou o que seria necessário para construir uma casa com os produtos derivados da gipsita? Em meados do ano de 2008 a SINDUSGESSO e a APEX Brasil produziram uma série de vídeo aulas em DVD, com todos os passos necessários para essa construção, e ainda compararam com a construção de uma casa feita de alvenaria convencional, com a construção de uma casa construída com gesso.

Com intuito de disseminar essa informação, a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ciências e Tecnologia de Araripina, editaram e disponibilizaram no Youtube todas as seis aulas para que fiquem acessível a quaisquer interessados no assunto.

Veja abaixo a playlist de vídeos do Youtube com as seis aulas:

Dúvidas ou solicitações, por favor procurar a SINDUSGESSO em www.sindusgesso.org.br

Esse material foi guardado e nos passado com muito carinho pelo Senhor Evaldo Jose Genuino de Morais

Empresários do setor gesseiro reúnem-se na FIEPE para debater parcerias com o poder público

A Unidade Regional Sertão do Araripe da Federação das Indústrias de Pernambuco – FIEPE, sediou na manhã desta segunda-feira, 29, uma reunião com empresários do setor gesseiro e integrantes do poder público para planejar a participação da indústria do gesso na Casa Cariri Mostra que acontecerá na cidade de Juazeiro do Norte – CE entre os dias 21 de julho a 16 de agosto.

O debate girou em torno do desenvolvimento de parcerias entre o setor gesseiro e as prefeituras das cidades que compõem o pólo – Araripina, Trindade, Ipubi e Ouricuri – através da participação do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano – CISAPE, que integra todas as cidades araripeanas. A união do setor público com o privado é fundamental para criar novas oportunidades de negócio e consequentemente estimular a geração de mais emprego e renda na região.

De acordo com a diretora da Unidade Sertão do Araripe da FIEPE, Ceissa Costa, o encontro foi muito positivo, pois diversas idéias foram debatidas na presença de empresários e agentes públicos como o prefeito de Araripina. “A FIEPE recebe com alegria todos aqueles que trabalham em prol do desenvolvimento da nossa região. As reuniões são decisivas para o surgimento de novas idéias e ações empresariais”, afirmou.

Para o prefeito de Araripina – PE, Alexandre Arraes, o poder público deve ser parceiro da indústria do gesso, especialmente neste momento em que todo o setor está empenhado em superar as dificuldades do mercado. Ele afirmou que trabalhará na articulação junto ao Governo do Estado de Pernambuco para garantir a presença de secretários de governo no evento. “Levaremos as demandas do setor para o Governador Paulo Câmara e também ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Norões e vamos garantir que representantes do Governo do Estado estejam presentes ao evento”, reforçou.

O empresário Aureliano Galvão, da AM Gesso, destacou a importância das parcerias e o apoio do poder público para o fortalecimento do setor gesseiro. Ele sugeriu a criação da Rota Turística do Gesso como forma de disseminar todo o potencial econômico da indústria gesseira e também o fortalecimento das instituições que atuam no Arranjo Produtivo Local do Gesso como a ASSOGESSO, SINDUSGESSO, SEBRAE, FIEPE e outros. “Todo o setor está empenhado em participar da Casa Cariri Mostra como forma de abrir novos mercados e também reforçar a principal economia da região do Araripe”, disse.

Reunião com a presença de empresários do setor gesseiro e prefeito de Araripina
Reprodução: Ascom – FIEPE

Fonte: Ascom FIEPE

Polo gesseiro é destaque na cidade de Araripina

Na manhã de ontem (16), Araripina, no sertão de Pernambuco, foi destaque mais uma vez nas mídias televisivas. Em uma chamada do Jornal Bom Dia Pernambuco, a cidade apareceu em uma tomada ao vivo onde mostrava pessoas trabalhando com o gesso; o mesmo gesso que é responsável por uma parte maciça da economia na região.

No link abaixo você pode conferir toda a matéria que foi vinculada no Canal Globo de televisão… confira!

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-pe/t/edicoes/v/polo-gesseiro-e-destaque-na-cidade-de-araripina/4255440/

Sebrae promove curso de Gestão e Técnicas de Produção

O Projeto Cluster do Gesso do Sebrae Araripina, no sertão do Pernambuco, tem a grande satisfação de convidar o público interessado e trabalhadores do Polo Gesseiro para o 1º curso do ano de 2015!

O Sebrae estará promovendo o Curso “Gestão e Técnicas de Produção” direcionado ao Público que trabalha no polo Gesseiro.

Conheça ainda mais sobre a Gestão e Técnicas de Produção e inove na sua forma de produzir!

Interessados devem preencher ficha de cadastro e pagar antecipadamente a taxa de inscrição no valor de R$ 100,00.

As vagas são limitadas!

O curso acontece de 24 a 26 de Fevereiro, para maiores informações os interessado podem ligar na Unidade Sebrae Araripina (87) 3873 1708.

Contamos com sua participação!

 

Polo Gesseiro do Araripe recebe Fiscalização Dirigida

A partir de segunda-feira (12), e no decorrer da semana (até a sexta-feira, dia 16), seis fiscais irão estar vistoriando mais de 200 empresas localizadas na região do Sertão de Pernambuco. A Fiscalização Dirigida tem caráter preventivo e prever uma grande ação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O ato contará com a participação do presidente Evandro Alencar, natural de Araripina, e o gerente e a chefe de Fiscalização, Romildo Cavalcanti e Daniele de Castro, respectivamente.

O objetivo da ação é vistoriar registros de empresas mineradoras e de seus profissionais, assim como os registros das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), referente as atividades desenvolvidas por estas empresas. No dia 12, segunda-feira, será discutida um plano estratégico de como será desenvolvida a ação nos dias subsequentes até a sexta-feira (16).

CREA-PE-presidente
Evandro Alencar, Presidente do Crea-PE

 

Na mesma ação também serão vistoriadas as atividades de Geologia e Minas, postos de abastecimento, órgãos governamentais, prefeituras dos municípios jurisdicionados pela Inspetoria de Araripina, onde o foco será a fiscalização do pagamento do Salário Mínimo Profissional de acordo com o que estabelece a Lei nº 4.950-A, empresas de telecomunicações e cartórios, onde serão verificados os documentos relativos à regularização de loteamentos.

De acordo com o presidente do Conselho, engenheiro civil Evandro Alencar, que iniciou seu mandato no dia 1º deste mês, a mobilização deverá alcançar cerca de 220 empreendimentos além das obras de construção civil. “queremos abranger todos os segmentos e assim garantir que à sociedade tenha a prestação de serviços técnicos exercida por profissionais habilitados e como consequência, a segurança da prestação de serviços de qualidade garantida”, explicou Alencar.