Alunos protestam pela falta de transporte público escolar

Nem o forte sol na manhã dessa quinta-feira (27), impediu que uma numerosa quantidade de alunos das redes públicas municipal e estadual fossem a porta da Prefeitura Municipal de Araripina, no sertão de Pernambuco, protestar pelos seus direitos! Munidos de apitos, cartazes, megafones e uma voz de clamor pedindo atenção a sua situação, eles se manifestaram de maneira totalmente pacífica!

Sob os gritos de Ladrão!, os alunos gritaram a porta da Prefeitura e ameaçavam invadir o prédio. Organizados pelos Grêmios Estudantis de algumas escolas, os alunos chamaram atenção a sua delicada situação: ausência do transporte escolar, gerando uma dificuldade em sua locomoção – lembrando que em sua maioria, esses alunos são residentes da zona rural do município – até as unidades escolar que se encontram dentro do município; assim, prejudicando o ano letivo e inviabilizando o translado dos mesmos.

Com direito a música de protesto e ânimos elevados, eles cantaram e exigiram, também, merenda de qualidade – lembrando que algumas escolas estão sem dispor da mesma aos seus discentes. Com gritos de duras críticas a atual Gestão e exigindo que o pagamento do transporte escolar fosse realizado, eles exigiram uma atitude a situação que vivem.

https://www.youtube.com/watch?v=05YbkbeEFZQ&feature=youtu.be

Até a conclusão desse texto, nenhum funcionário da prefeitura havia saído para conversar com as lideranças da manifestação.

 

Professores da rede estadual podem paralisar atividades por tempo indeterminado

Os professores da rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco podem declarar greve por tempo indeterminado. A decisão será discutida em assembleia geral marcada para ás 15h desta sexta-feira (10), no Clube Português. 
Nos dias (08 e 09), a categoria cruzou os braços em uma paralisação de advertência de 48 horas. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, 612 unidades participaram do protesto. No primeiro dia de mobilização, quase 60% das escolas estaduais fecharam, total ou parcialmente. 
Na semana passada, o projeto de lei aprovado pela Assembleia Legislativa (Alepe) garante que 13,01% seja aplicado a profissionais com nível médio (antigo Magistério) e 0,89% a professores com licenciatura plena e menos de dez anos de serviço na rede. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco, o reajuste deixa de fora 45.750 professores. “A medida rasga o Plano de Cargos e Carreira da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) cobra o cumprimento da Lei do Piso Salarial (11.738/2008) estendendo o reajuste a todo o conjunto dos professores e não só a uma parte dela”, informou o sindicato através de nota oficial.

A paralisação foi aprovada em assembleia na sexta passada. 

Gestores da Rede Estadual e Particular de Araripina falam sobre o Enem e o Sisu

Começou essa semana a corrida por uma vaga nas Universidades Federais e Estaduais através do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, programa do Ministério da Educação. Com a acirrada disputa encerrando amanhã, as 22:59h os aluno não podem se distrair e ficarem atento as notas de cortes. Com essa corrida em jogo, fomos em algumas Unidades de Ensino da cidade de Araripina (Estadual e Particular), sertão de Pernambuco, e conversamos com gestores e alunos para saber como é feita a preparação, o que os gestores (e professores) acharam da prova e claro, a perspectiva desses a respeito de como o alunado tem se apresentado diante do ENEM e do Sisu.

Na Escola CERu Luiz Gonzaga Duarte, uma das maiores unidade de Ensino da Rede Estadual do município, conversei com a Gestora, a senhora Maria do Socorro Pereira Silva a mesma se mostrou bastante positiva em relação aos alunos da Unidade de Ensino e falou sobre a prova, o preparo para com os alunos e o incentivo que esses recebem para enfrentarem o processo.

20150120_085744
Gestora e Alunos da escola CERu Luiz Gonzaga Duarte

 

https://soundcloud.com/dyanngellys-baptista/professora-socorro

Na oportunidade, alguns alunos da Escola CERu Luiz Gonzaga Duarte comentaram o que acharam da prova. Confira!
https://soundcloud.com/dyanngellys-baptista/weidson

 

https://soundcloud.com/dyanngellys-baptista/thalia

 

https://soundcloud.com/dyanngellys-baptista/rauane

 

https://soundcloud.com/dyanngellys-baptista/leocardio

20150121_075728
Centro Educacional do Araripe

 

Em outro momento, conversei com a também Gestora, a senhora Cristina Maria Reis de Alencar Figueiredo, diretora responsável pelas questões pedagógicas no Centro Educacional do Araripe – CEA, uma das Unidade de Ensino Particular de maior renome da cidade, que falou sobre a maneira que a escola trabalha e prepara seus alunos para enfrentarem o ENEM focando principalmente no peso que a Redação apresenta aos alunos.

https://soundcloud.com/dyanngellys-baptista/diretor-pedagogica-da-escola-cea

Na oportunidade, a também Gestora, a senhora Lindalva Delmondes Batista, diretora administrativa do Centro Educacional do Araripe, falou sobre a Unidade de Ensino ser, pelo segundo ano consecutivo na região do Araripe, primeiro lugar no ENEM, além da importância e responsabilidade que tal conquista traz a todo o corpo docente, administrativo; como a mesma colocou, a família CEA.

https://soundcloud.com/dyanngellys-baptista/diretora-administrativa-do-cea