Dom Fernando Saburido será o novo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife

Dom Antônio Fernando Saburido, atual bispo de Sobral, no Ceará, será o novo arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife (PE). Ele sucederá a dom José Cardoso Sobrinho, de quem foi auxiliar no período de 2000 a 2005. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 1o de julho, pelo papa Bento XVI que aceitou o pedido de renúncia de dom José Cardoso com base no cânon 401, parágrafo 1o, que prescreve a renúncia do bispo ao completar 75 anos. Dom José fez 76 ontem.

Dom Fernando Saburido
Dom Fernando Saburido

O novo arcebispo de Olinda e Recife tem 62 anos, é pernambucano de Cabo de Santo Agostinho e foi ordenado padre pela Ordem de São Bento (OSB) em 1978. Nomeado bispo auxiliar de Olinda e Recife, recebeu a ordenação episcopal em agosto de 2000 e, em 2005, foi nomeado bispo da diocese de Sobral. Dom Antônio Fernando já foi presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB. Seu lema episcopal é “Segundo a tua palavra”.
Feliz está o Sr. Assis Saburido que adotou a cidade de Araripina – PE como sua terra natal, já que Saburido casou-se com uma moça de Araripina e reside há mais de 30 anos. Irmão de sangue de Dom Antõnio Saburido, explicando a vocação de Assis Saburido a realizar os trabalhos da pastoral da familia  na Igreja Catolica A. Romana de Araripina.