Compesa entra em greve por tempo indeterminado

Os funcionários da Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa) decidiram, em assembleia, pela deflagração de greve por tempo indeterminado desde o último sábado (8). A paralisação foi aprovada na terça-feira (4), após a realização de quatro assembleias, em Recife, Carpina, Caruaru e Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Após o anuncio de que uma greve da Compesa estaria em processo, a preocupação dos moradores era de que os serviços de abastecimento fosse comprometido.

Segundo o Sindicato de Base Urbanitário, os serviços essenciais a população, como a abastecimento de água, não será comprometido. A captação e a distribuição de água, por serem serviços considerados essenciais, não vão parar. Já reparos de vazamentos e de esgoto, que são coordenador pelos funcionários da Companhia, não devem acontecer.

Ainda de acordo com o sindicato, a decisão da greve só foi aprovada após várias tentativas de negociação. Os representantes informaram que foram realizadas dez rodadas, sendo cinco audiências no Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT), onde a Compesa apresentou um reajuste de reposição de inflação de 8,34%, dividido em duas parcelas.

Em nota, a Compesa informou que foi comunicada através de ofício, enviado pelo Sindicato dos Urbanitários, sobre o resultado da assembleia realizada na última terça-feira (4). A Companhia disse ainda que espera que os serviços essenciais a população sejam mantidos pelos trabalhadores, conforme oficializado pelo sindicato. A Compesa assegurou que adotará todas as medidas cabíveis para garantir a comunidade os serviços prestados pela empresa.

Fonte: G1.globo.com

Alunos de Araripina tem até o dia 10 para se inscrever no Supletivo

Começaram as inscrições para os estudantes interessados em submeterem-se ao Exame Supletivo 2015 em Pernambuco na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em níveis de Ensino Fundamental e Médio. As provas no Sertão do estado acontecem em Petrolina, Salgueiro e Araripina. O prazo para os interessados é até o dia 10 de agosto. As inscrições acontecem pela internet, no site da Secretaria de Educação de Pernambuco.

Os participantes que farão exame para o nível Fundamental deverão ter 15 anos completos até a data da prova. Já os interessados em fazer a prova para o Ensino Médio precisam ter 18 anos completos até a mesma data. É necessário possuir Carteira de Identidade e CPF.

Os alunos irão preencher um formulário e imprimir o comprovante de inscrição. Eles deverão informar qual o nível que serão submetidos à avaliação. Para o Nível Fundamental serão oferecidas as disciplinas de: Português, Matemática, Artes, Ciências, História e Geografia, além de Inglês ou Espanhol.

Já para o Nível Médio, os candidatos irão estudar: Língua Portuguesa, Artes, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Matemática, Química, Física, Biologia e uma Língua Estrangeira entre Inglês e Espanhol.

Os locais de prova serão divulgados no dia 10 de setembro e a prova será realizada no dia 10 de outubro. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 18 de dezembro. Outras informações no edital disponível no site.

Fonte: G1.globo.com

Fernando Filho cumpre agenda cheia no sertão Pernambucano

O último final de semana foi de agenda cheia para o deputado federal Fernando Filho (PSB). Além de prestigiar a 10ª Caprishow de Dormentes, o socialista passou por mais dois municípios do Sertão pernambucano.

Em Exu, ele se reuniu com o ex-prefeito Jailson Bento e com os vereadores Orlando, João Bento, Chico de Dedé e Miguel. O principal assunto debatido foi a seca que assola a região e gera prejuízos aos produtores da bacia leiteira do Sertão do Araripe.

Já em Bodocó, Fernando Filho participou da entrega de um trator agrícola, fruto de uma emenda individual sua, para a Associação dos Pequenos Produtores e Moradores do Sítio Serra Nova, representada pelo presidente Hermes Mariano. O parlamentar esteve acompanhado do ex-prefeito Brivaldo e dos vereadores Chico Bolim, Jorginho, Dário Brito e várias lideranças comunitárias.

Fonte: Ascom – Fernando Filho

Ouricuri sedia 1º Encontro de Blogueiros da Região do Araripe

Aconteceu na cidade de Ouricuri, Sertão de Pernambuco, no último sábado (23), o 1º Encontro de Blogueiros da Região do Araripina, onde os mesmo presentes fazem parte da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – ABLOGPE, que se fizeram presente os diretores da entidade, o senhor Lissandro Nascimento e Wagner Wilker, Presidente e Diretor Executivo, respectivamente, e atuaram como coordenadores do referido evento.

Realizada no Auditório do Sindicato dos Servidores Públicos – SINDSEP, o encontro tinha por finalidade fortalecer a troca de conteúdos midiáticos e jornalísticos na Região do Araripe e com a ABLOGPE. O encontro teve início com a amostragem dos presentes e seus respectivos trabalhos desenvolvido no âmbito jornalístico, como vínculo informativo. Aconteceu, durante a manhã a palestra Desafios que se colocam para o avanço dos produtores de conteúdo das mídias digitais em Pernambuco.

Após o intervalo, os membros retornaram à tarde para uma segunda palestra apresentada por Hermes Alves, do site Araripina.com.br de Como Melhorar seu blog e lucrar mais. Dando seguimento aos objetivos propostos pelo encontro, foram por fim escolhidos entre os próprios Blogueiros presentes dois destes para assumir a coordenação do Núcleo Regional da ABLOGPE (Nucleo-10 Sertão Araripe), que será responsável pelo incentivo a maior participação dos associados diretamente com a entidade. Após a decisão, ficou decidido que Elismar Rodrigues e Paulo Gonçalves Arraes serão os responsáveis pela coordenação do N-10 Sertão Araripe.

É importante salientar que o conteúdo acima foi gerado graças a informações contidas no Blog do Paulo, que tem Paulo Gonçalves Arraes como responsável e agora também Coordenador do Nucleo-10 Sertão Araripe. Confira as fotos do encontro abaixo: