Músicas tradicionais da Zona Rural serão apresentadas em Araripina

Chega ao Sertão de Pernambuco o projeto ‘Sonoros Ofícios – Cantos de Trabalho’, que leva ao público da Zona Urbana as músicas cantadas por trabalhadores rurais. Quatro municípios da região recebem apresentações de Cantadeiras do Sisal e Aboiadores da cidade de Valente-BA. Os espetáculos acontecem de 19 a 22 de julho, sempre às 20h, em AraripinaTrindade, Bodocó e Petrolina, respectivamente.

As apresentações serão feitas por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia, mulheres que já trabalharam na produção da fibra do sisal e hoje são artesãs, e os aboiadores Ailton e Ailton Jr. O público poderá conferir um pouco das canções tradicionais que fazem parte do cotidiano de trabalho dos grupos baianos.

O espetáculo em Araripina, no dia 19 de julho, acontece na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade. No dia seguinte, em Trindade, as apresentações serão no Cine Teatro Laudimiro Delmontes. A população de Bodocó poderá conferir os show, no dia 21, em um hotel localizado na Avenida Marechal Umberto Castelo Branco.

Petrolina é a última parada da turnê pernambucana, no dia 22 de julho. O concerto será realizado no Sesc local, que fica na Rua Pacífico da Luz, no Centro. Mais informações sobre os shows e o repertório completo estão disponíveis online.

Fonte: G1.globo.com

 

‘Mentira’ é tema de espetáculo teatral apresentado em Exu

Os interessados em teatro poderão conferir um espetáculo a preço popular em Exu, no Sertão pernambucano. A peça ‘O Contador de Mentiras’ será apresentada hoje e amanhã (21 e 22), a partir das 20h, no auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar, no Centro da cidade. A entrada é no valor de R$ 3.

Segundo o diretor do espetáculo, João Lucas Bento, a peça acompanha a trajetória de um rapaz que faz parte de uma família de coronéis que cria histórias absurdas para se safar de enrascadas. “O texto gira em torno dessas histórias mirabolantes que ele inventa. Mas não é só ele, os personagens se apoderam da mentira como forma de escapar da vida monótona”, conta.

O elenco é composto por seis atores e a duração de ‘O Contador de Mentiras’ é de 40 minutos. O texto do espetáculo foi escrito por Zé Alberto, que é um autor de Exu. A peça estreou em 2014 e foi apresentada em festivais de artes cênicas da região. A encenação é feita pela Cia de Teatro e Dança Traquejo. A classificação indicativa é de 10 anos.

Fonte: G1.globo.com