Ouça a entrevista do Secretário de Saúde Airton Lage, hoje (31).

 

O Secretário de Saúde, Airton Lage, esteve na rádio na manhã de hoje (31), e pontuou os aspectos que a Crise que vem assolando o Brasil denotam na Saúde, em especial, os pontos sofridos na saúde do município de Araripina, no sertão de Pernambuco. O secretário fez um levantamento geral de todo o momento que se vive no brasil, passando pela própria secretaria de saúde desde que o mesmo foi nomeado secretário da mesma.

Pontuando situações, o Secretário falou de política e sem citar nomes comentou acerca de grupos que tentam denegrir a suposta boa imagem que vem se implantando no município de Araripina, e lembrou dos muitos feitos que a cidade vem recebendo desde que a atual gestão assumiu a cadeira do legislativo. Que apesar da crise enfrentada pelos vários municípios, a gestão atual não deixou de investir e realizar um trabalho impar dando qualidade de vida e mostrando produtividade a toda a comunidade araripinense.

Concluindo, o secretário falou sobre a descentralização do poder na Secretaria de Saúde e das ações que estão sendo desenvolvida em todos os pontos do município através das Estratégias de Saúde que tem atendido cada vez mais um maior número da comunidade que precisa dessa atenção. Confira abaixo toda a entrevista do Secretário Airton Lage:

https://www.youtube.com/watch?v=Jnz0WGXOYfM&feature=youtu.be

 

Secretária de Saúde fala sobre a importância de se ter o Cartão do SUS

Foi lançado na última sexta-feira (24), uma chamada da Secretária de Saúde de Araripina, no Sertão de Pernambuco, onde semanalmente estará sendo feita uma ponte entre população e a secretária. O objetivo dessa iniciativa é informar e esclarecer dúvidas que possam existir na população e também, aproximar o serviço oferecido pela mesma aos seus principais interessados.

Mediado por Robéria Falcão e Tarcila Helena, a Secretária de Saúde terá um espaço em uma rádio local onde poderá apresentar ações a população, falar de campanhas que estiverem sendo desenvolvidas e abrir um canal direto para a população ter um acesso, e ficar esclarecida de maneira a inquirir mesmo sobre o que a secretária pode e não pode fazer por ela. Nesse primeiro momento, as meninas falaram sobre a importância da atualização do Cartão SUS – Sistema Único de Saúde, que agora conta com um código de barra e precisa conter os números do CPF do cadastrado, também.

Outro fator importante lembrado pelas meninas é que se o seu Cartão SUS tem como inicial o número oito (8), ele já se encontra atualizado; mas aos que ainda não possuem o mesmo, aconselha-se que atualize o quão antes, pois ele é peça fundamental para ser atendido em qualquer unidade de saúde de pronto atendimento, independente de possuir cadastro em qualquer plano de saúde pago do país.

Abaixo, você pode ouvir toda a fala das meninas sobre o novo sistema de atualização do Cartão SUS e sua importância:

 

https://www.youtube.com/watch?v=NsW4b1hYfs8&feature=youtu.be

Agentes de Endemias realizam ação contra a dengue no Bairro Universitário

Esteve em uma rádio local na manhã de hoje (31) o Agente de Saúde Edelmar, orientando e convidando a população como um todo a está participando nesta manhã de uma ação no Bairro Universitário onde irá acontecer um momento inicial que visa amenizar a ação do mosquito da Dengue na região. Já foi constatado há alguns dias atrás, que casos vem surgindo e crescendo em quantidade exponencial nos distritos e as chuvas da última semana só reforçou e aumentou a preocupação.

Com as precipitações da semana passada, inúmeros focos de dengue estão passiveis de se tornarem mais evidentes. Os Agentes de Endemias estarão visitando o bairro universitário durante toda essa terça-feira, direcionando, realizando tratamento dos depósitos e conscientizando a população de maneira a auxiliar também, na luta contra a dengue.

Em participação por telefone, o médico Alexandre Laje, falou que já existem casos confirmados em alguns distritos. Assim, Edelmar reforçou a necessidade da população de está unida com os Agentes de Endemias para o não surgimento de casos, um trabalho conjunto tem que ser realizado principalmente pela maioria dos focos estarem em acessos privados, dentro de imóveis, casas e afins. Pontuou ainda que os Agentes de Endemias serão mais incisivos em casos de resistência dos populares na ação da visita do Agente.

Confira a fala do Agente de Endemia abaixo:

 

https://soundcloud.com/ellyo-araripina/dengue

Planejamento Estratégico e Plano de ação SEBRAE e CDL Araripina

O Sebrae e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Araripina, estarão realizando uma reunião de planejamento estratégico nos dias 26 e 27 (de Fevereiro), com a intenção de Elaborar um Plano de Ações voltados para o desenvolvimento da cidade de Araripina, sertão de Pernambuco. Na oportunidade o Sebrae convida todos os empresários do município a participarem do encontro que será mediado pelo consultor Vitor Hugo Rodrigues, especialista na área.

O encontro tem como principal objetivo possibilitar uma discussão do papel e das atribuições da iniciativa privada e dos órgãos públicos para os setores Comércio e Serviço, direcionando aprimoramentos para o setor, maior legitimidade e maior transparência no direcionamento das ações e aperfeiçoar os resultados, aumentando a competitividade.

A Reunião de Planejamento Estratégico e da Elaboração do Plano de Ação no horizonte 2015 a 2017 dos Setores Comercio e Serviço, tem data marcada para o dia 26 e 27/02, no Auditório do Sebrae (localizado à rua Coronel Antônio Modesto, 1º andar). No dia 26, os encontros se dividirão em dois momentos: das 13h às 18h; e das 19h às 22h; no dia seguinte, 27, 8:30h às 12h; e das 14h às 18h.

Para maiores informações: (87) 3873 1708 (Unidade Sebrae), (87) 3873 1821 (CDL Araripina).