O significado da Páscoa…

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

Páscoa o que ela significa para mim?

A páscoa já perdeu a um sentido a um bom tempo, isso é fato! No natal ainda vemos pessoas que lembram (ao menos isso) que aquela data é para relembrarmos o nascimento de Cristo. Mas a páscoa é diferente, é só um feriadão.

Tem toda a história do coelho que põe ovo também, com todo o seu apelo consumista.

Para mim, páscoa é sinônimo de LIBERDADE.

A páscoa, é uma cerimônia de origem judaica. E foi instituida por Deus (Ex 12)para que o seu povo, relembrasse da Sua fidelidade. Da escravidão e tirania do Egito, eles receberam a promessa divina de que esse tempo acabaria, eles teriam o seu lar.

Essa data nos traz a mente nossos primeiros passos com Cristo. Quando nós o aceitamos como nosso suficiente salvador, entendemos que essa terra não é nossa, somos peregrinos, e sabemos que Deus tem uma promessa de liberdade. Mas temos que caminhar. Se você ler a história de Êxodo, vai ver que Moisés teve trabalho com o povo, porque o Egito ainda fazia parte da mente de muitos, e aquele desejo de liberdade já estava se esvaziando em muitos corações.

Viver a páscoa é desfrutar da liberdade que temos em Cristo.

Cristo ao relembrar a páscoa com seus discípulos instituiu a ceia. O momento em que relembramos que o corpo dele quebrou por mim, e o sangue dele verteu por mim.

Acho tão impactante isso e me lembra uma passagem do Philip Yancey em seu ótimo livro Maravilhosa Graça , em que ele fala das pessoas que participavam da Ceia na sua igreja, e eu tenho aprendido isso, que somos como igreja tão distintos, mas graças ao sacrificio de Cristo e a liberdade que temos nele, nos tornamos um corpo.

Páscoa é:

VIDA – GRATIDÃO – COMUNHÃO – SACRIFÍCIO – ACEITAÇÃO – GRAÇA –

Sou mais receber tudo isso do que um simples e passageiro chocolate.

Por:Lukas Miguel
Fonte: Tevcontacto.

Publicado por Wagner Pereira

Aux. de Administração da CDL - Araripina-PE - Proprietário/Gerente da WV SERVIWEB - Desenvolvimento de sites e Soluções web. Manutenção e montagem de computadores, instalações de programas. Conhecimentos da Plataforma dinâmica Wordpress, para desenvolvimento de blogs, portais e sites.

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: