Não é de se estranhar tal preferência, até porque as festas juninas trazem no seu bojo toda uma cultura que muito caracteriza a nossa região. Nesta época a cidade se prepara para oferecer à comunidade e aos visitantes festeiros, tudo o que há de melhor e mais atraente nos dias que em que acontece o tão esperado período de festas.
Na culinária local são oferecidos comidas, quentões, quitandas, pratos típicos e um especial cardápio que lembra os costumes e os hábitos sertanejos.
No folclore há uma imensa riqueza de cantigas regionais, hoje um pouco influenciadas pelos meios de comunicações, que levam para dentro do sertão nordestino costumes de outras regiões, onde o São João não tem a mesma tradição que o nordeste dispensa ao evento. Mesmo com essas diversidades culturais, o sertanejo não se assusta, incorpora a novidade e continua firme e fiel aos hábitos do folclore da sua terra.
Os instrumentos musicais que abrilhantam as noites de São João evoluíram e ficaram mais modernos, na sua maioria eletrônicos. Nem por isso, os tradicionais instrumentos do São João de outrora perderam os seus espaços. Vemos ainda com muito saudosismo e muito entusiasmo os tocadores de pífano, sanfona, tambor, triângulo, pandeiro, zabumba, numa exibição rica em arranjos e execução, que agrada em cheio aos olhos e ouvidos dos visitantes que assistem às apresentações desses habilidosos tocadores de sonhos.
A divulgação do São João de Araripina já ganhou espaço, admiradores e apaixonados pelo evento. A festa é notícia nos quatro cantos do País e até mesmo no exterior. A grandiosidade, a organização e a participação maciça dos visitantes fazem com que, Araripina fique cada vez mais, conhecida como a capital Sertaneja do forró.
Do ponto de vista econômico pode-se dizer que o evento é oportuno e muito favorável ao fortalecimento da economia local durante o período de sua realização. Considerando o tamanho do evento, a duração, a logística disponibilizada para sua realização, o aumento percentual de pessoas que ocupam a rede hoteleira da cidade, a movimentação expressiva nos dias em que se realizam os festejos do São João, nos permitem assegurar que tudo isso garante uma forte injeção de recursos financeiros.
Como reflexão, é correto afirmar que o São João da Princesa do Araripe trás um valor sentimental e nostálgico aos filhos ausentes, deixando registrado no âmago de cada um, a certeza de que no próximo São João ele estará lá.
Humberto Alves Bandeira
quais as atrações para o são joão de araripina?
oi! sou apaixonada pelo são joão de araripina é uma festa muito boa, gostaria de saber a programação para este ano, assim que vcs tiverem me mandem´por e-mail por favor! desde ja obrigado.
Oh to louca p saber a programação, amo o são joão de araripina.