O Futebol de Araripina Rumo ao Profissionalismo

Por volta dos anos 60 (sessenta) Araripina viveu um intenso período de alegria promovida pelos prazeres que o futebol oferece aos aficionados da modalidade. Naquela época os cartolas do futebol amador eram: Pedro Augusto Bandeira, Seu Zé da Loja, João Lira e outros colaboradores. Foi uma época de ouro, maravilhosa.

Eu vou adiantar um pouco no tempo. Portanto, peço desculpas por ter omitido o período antes de 1.960 e o período posterior a 1967. Por que somente o intervalo 1960 a 1967? É simples o motivo. Nesse intervalo de 07 anos eu fiz parte daqueles atletas que marcaram a história do futebol amador de Araripina.

Diziam os contemporâneos de meu pai (Severino Augusto Bandeira) que ele era um jogador de muitas qualidades e de reconhecida habilidade técnica. Não cheguei a vê-lo jogando bola. Ouvia apenas comentários a respeito de sua eficiência técnica como jogador de futebol. Falavam que os filhos de Severino haviam puxados a ele no futebol.

dsc_6685Na minha família todos jogavam bola éramos considerados bons jogadores de futebol para a exigência de Araripina. Muitas pessoas ainda devem lembrar de Humberto Bandeira, Hamilton Bandeira, Hernani Bandeira, Hilton Bandeira, Hugo Bandeira e Heraldo Bandeira.

Eu joguei na seleção de Araripina no período de 1963 a 1967. Eu era considerado um jogador veloz, habilidoso e corajoso. Recebi carinhosamente o apelido de “malabarista do futebol”. Na minha época enfrentamos e vencemos os seguintes times: Salgueiro, Sport Crato, Icasa, Guarani de Juazeiro, Picos e outras cidades vizinhas. Araripina contava com uma boa seleção amadora formada na maioria por jogadores da cidade.

Na minha época havia um concorrido campeonato araripinense formado por vários times da cidade. Era uma competição de muita garra e dedicação dos atletas. A seleção da cidade era formada pela escolha dos jogadores que mais se destacavam no campeonato e em seus clubes.

Merecem ser lembrados os jogadores de gabarito como: Roquelino, Mourão, Terano, Calú, Totó, Deodato, Alencar, Barreto, José Alencar (batatinha), Vicentinho, Bidoca, João de Zé Preto, Luiz de Neco, o famoso Chocolate, Aristóteles Jacó, Lino, José Arnoud, Hamilton Bandeira e outros tantos que não mencionei. Contudo, abrilhantaram sobremodo, as competições esportivas da época.

Agora, depois de muitos anos passados o Araripina Futebol Clube ressurge forte, imponente e majestoso, com o forte propósito de disputar a Divisão de acesso ao Futebol de elite da Federação Pernambucana de Futebol.

Para chegar lá o Araripina Futebol Clube (Bodão do Araripe) terá inicialmente de conquistar uma vaga na série A-2 do futebol amador .

Hoje, as coisas são diferentes da minha época, em que a diretoria do time era formada por pessoas simples, sem recursos financeiros e sem nenhuma condição de manterem um time de futebol. Tudo acontecia por amor ao esporte, por amor ao futebol.

Araripina para encarar uma competição com a envergadura da que ela está assumindo, no mínimo precisará contar com o apoio integral da população: prefeito, empresários e simpatizantes do futebol. Cada um dando a sua contribuição da forma que lhe parecer mais adequada.

Como sugestão aponto:

-Prefeitura – disponibilizar verbas (recursos para provimento de algumas despesas inerentes ao time de futebol);

-Empresários – patrocinar o time que terá que pagar jogadores e a própria manutenção da agremiação;

-sociedade- participar ativamente dos jogos em casa, do Araripina Futebol Clube.

-Araripina Futebol Clube- antecipar a venda de ingressos de todos os jogos que o time terá casa.  (emissão de boletos) A finalidade é ter uma arrecadação antecipada que ajude nas despesas de manutenção da agremiação.

Este conjunto de medidas acima permite uma certa folga ao clube, que poderá contar com um fluxo de caixa suficiente para atender às necessidades econômico-financeira da instituição esportiva.

Finalmente, para conhecimento de todos e em primeira mão, segue a tabela oficial da primeira fase do grupo ‘A’ série ‘A-2’da Federação Pernambucana de Futebol edição 2009.

Times do Grupo A:

Cidade:     Nome do Time

Afogados da Ingazeira;   Afogadense

Araripina;     Araripina Futebol Clube

Arcoverde;     Flamengo Esporte Clube

Belo Jardim;     Belo Jardim Futebol Clube;

Pesqueira     Pesqueira Futebol Clube

Petrolina     Primeiro de Maio Futebol Clube

Os jogos que o Araripina Futebol Clube realizará em casa são:

1) Araripina X Arcoverde  24/05/09

2) Araripina X Petrolina  31/05/09

3) Araripina X Afogados  14/06/09

4) Araripina X Belo Jardim  21/06/09

5) Araripina X Pesqueira  28/06/09

Os jogos que o Araripina Futebol Clube realizará fora de casa:

1) Afogados X Araripina *  17/05/09 * (estréia de Araripina na competição)

2) Belo Jardim X Araripina  27/05/09

3) Pesqueira X Araripina  07/06/09

4) Arcoverde X Araripina  17/06/09

5) Petrolina X Araripina  25/06/09

Que o futebol de Araripina seja vitorioso e consiga ser o veículo de divulgação da nossa querida Araripina, por todos os cantos do País. Ao Araripina Futebol Clube (Bodão do Araripe) meus sinceros votos de muitas glórias e infinitas conquistas.

Humberto Alves Bandeira

Publicado por Humberto Alves Bandeira

Sou filho de Araripina, tenho 62 anos de idade, sou casado tenho 03 filhos também casados, tenho u netinho chamado Mateus. Sou um apaixonado por Araripina e o Sertão do Araripe. Tenho um enorme prazer em fazer parte da equipe do araripina.com.br. o site expoente da região.

Participe da discussão

25 comentários

  1. AMO A MINHA CIDADE, NÃO ESTOU PRESNTE, HÁ MUITO TEMPO, MAS ACOMPANHPO A CADA PASSO DA MINHA AMADA IMORTAL. ESTUDEI NO GRUPO ESCOLAR PADRE LUIZ GONZAGA, ONDE QUEM ERA DIRETORA ERA MARIA DE LOURDES REIS, DO GRANDE PEDRO BARRETO, INTEGRO E TRABALHADOR PADRINHO DA MINHA IRMA. MOREI NA BALAUSTRADA, TALVEZ O MEU ESPIRITO AINDA PASSEIA POR LÁ, A MINHA CASA AINDA ESTÁ LÁ; TREINEI NO RIVER DO PIAUI, COM HONRA, PORQUE NÃO? NÃO ERA UM GIVANILDO DO MEU QUERIDO SANTA CRUZ, MAS ERA VOLANTE, VÍ MILTINHO NA QUADRA DO GINÁSIO SÃO GONÇALO JOGAR, QUE HONRA. OUVÍ COMENTÁRIO DO MITINHO EM GOIANA-GOIAS, DIZENDO ASSIMM: LÁ VAI A BOMBA DE ARARIPINA, EM PLENA GOIANA, NÃO SEI SE NAQUELA ÉPOCA ERA SERRA DOURADA. TAMBÉM VÍ JOSÉ ARNOUR FILHO JOGAR COM MITINHO, JUNTO COM O NOSSO GOLEIRO CRAQUE DEODATO, NINGUEM PASSAVA, ASSIM ERA UM POUCO DE ARARIPINA QUE JÁ VAI TARDE PARA A2 DO PERNAMBUCANO. VÍ MUITOS CRAQUES JOGAREM EM ARARIPINA NÃO POSSO COMENTAR SOBRE TODOS. AGORA O NOME DE BODE DO ARARIPE É MUITO OPORTUNO E ADEQUADO, POIS É A FORÇA DO SERTÃO. COMO TAMBÉM O JUMENTO, O CARCARÁ, O BENTIVÍ, A CASSCAVEL A ASA BRANCA A TRAÍRA DO RIACHO DE DONA BRANCA, ASSIM TANTOS OUTROS, MAIS A MINHA OPINIÃO É QUE O NOSSO MASCOTE DO ARARIPINA FUTEBOL CLUBE SEJA: O GATO MARACAJÁ. SERTANEJO-LUTADOR-FEROZ-RESISTENTE-UIVA NA CHAPADA DO ARARIPE DIZENDO ASSIM: EU RECONHEÇO O MEU LUGAR.É TÃO AUTENTICO COMO LEÔNIDAS DE ESPARTA, DIZENDO ASSIM: NINGUEM VAI TIRAR NOSSA HONRA E LIBERDADE, QUE VENÇA O MELHOR, ISTO QUERO DIZER NO FUTEBOL. OUVINDO SANTA CRUZ-CRUZEIRO-BH, NO ANO DE 1975, EM PLENO MINEIRÃO, EM UM RADIO DA MARCA SEMP, EM ARARIPINA UM JUIZ ROUBAR NOSSO PERNAMBUCO E FICAR POR ISTO MESMO. QUE FEIO. ACHO QUE HERBETH-BÉBÉ,TONHO COBRA-CHOCA-GILSO NO CÉU-EU-JOÃO PINTO-JOÃO MUNIZ-PLACIDO-MILTINHO-JOSE ARNOUR-CHAGAS-LAGARTIXA-PLINOCA-NENE BASTISTA-LAERCIO-ALDINHO-MOZAR-ANTONIO FILHO-VICENTE-LUIZ-ARRAIS-O NOSSO QUERIDO GOVERNADOR JOSÉ RAMOS, VALDEIR BATISTA E VALMIR LACERDA, PORQUE NÃO DOZA, E SEBASTO SEU IRMÃO COMO TAMBÉM DR:PEDRO BATISTA. NÃO POSSO FALAR DE TODOS: MAS TENHO CERTEZA, QUE O ANTIGO VERA-CRUZ, HOJE O ARARIPINA FUTEBOL CLUBE, SERIA MELHOR REPRESENTADO COMO MASCOTE O GATO MARACAJÁ. MEU NOME GERALDO MAJELLA ALVES COELHO NASCIDO EM ARARIPINA, EDUCADO NO COLEGIO PADRE LUIZ GONZAGA, PRIMEIRA COMUNHÃO NA IGREJINHA SÃO VICENTE, ESCUTANDO OS CONSELHOS DO MOSENHOR GONÇALO P. LIMA COM MUITA HONRA. É APENAS UMA OPINIÃO. QUALQUER MASCOTE QUE O NOSSO ARARIPINA ADOTAR, EU E MINHA FAMILIA APOIAMOS. MAS O GATO MARACAJÁ GRITA FORTE NOS CONTRA-FORTES DA CHAPADA DO ARARIPE, TENHO CERTEZA QUE O HAMILTOM ALVES BANDEIRA VAI ME DAR RAZÃO.

  2. Meu nome: ANTONIO PEREIRA LACERDA, sou filho natural de Araripina, filho de RAIMUNDO PEREIRA LACERDA,Irmão de OLEGÁRIO,HELENO, LUIZ, o Heleno que tambem foi jogador do Spartagus acho que era esse o nome do time de futebol de salão, que juntamente com Mitinho,Tito,Totó,Deodato,Humberto,Alencar,
    Baleia,Pata, e outros e outros… jogaram muita futsal na quadra do Ginasio São Gonçalo. Portanto Humberto, eu era da época de seu irmão Naninho que por sinal desde que saí de Araripina não o ví mais. Tenho visto Mitinho inclusive o Ano trasado estivemos juntos em Araripina. Mas o que eu quero dizer Humberto, vc tem razão é só lutar e veremos o time de Araripina chegar la.
    Um abraço
    Antonio Lacerda(Antonio Troxinha).

  3. Comentando sobre a manutenção financeira do time, acredito eu que a prefeitura não deve ser a principal mantenedora, no máximo mais um dos patrocinadores. É claro que esse incentivo inicial tinha que partir da prefeitura, porém o time não pode ficar dependente do investimento governamental. O ideal seria ao longo de uma (talvez até duas) campanhas consistentes os empresários ganhem confiança e vejam o patrocinio como um investimento que trará retorno, em termos de exposição da marca. Fica a dica, pra q nosso time e nossa torcida não fique à mercê do bel prazer do grupo político q comande a prefeitura. Falo isso pq vejo a realidade do Icasa (time que simpatizo, aqui no Ceará) e vejo como é difícil manter uma equipe bem preparada. Mas a nossa cidade tem capacidade econômica de investimento em um clube profissional de futebol.

  4. EU ACHO MEIO ESTRANHO COLOCAR UM BODE,COMO MASCOTE DO TIME DE ARARIPINA FUTEBOL CLUB,
    COMO MEU PAI FALOU ERA O GATO MARACAJÁ QUE ELE É MUITO FORTE PARA UM TIME DO SERTÃO.
    GOSTO MUITO DE ARARIPINA,NÃO SEI POR QUE DESTRUIRAM A IGREJINHA ONDE MEU PAI ESTUDOU E TAMBEN FEZ 1ª COMUNHÃO.PARA MIM VCS NÃO DEVERIAM TER COLOCADO UM BODE PARA UM TIME DA CIDADE NATAL DE MEU PAI E DO SERTÃO DO CAPITÃO VIRGULINO FERREIRA-LAMPIÃO
    !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SOU:Mª CLARA E TENHO 10 ANOS E MORO EM BARSÍLIA-DF

  5. Estamos aqui para parabenizar a matéria e dizer que realmente o bom futebol é de familia mesmo!!!

    Abraços

  6. Oi Humberto,recebí foi com muito prazer que recebí o seu e-mail. Vou ficar sempre em contato pois na realidade sempre que vamos a Araripina nunca deixamos de visitar o nosso amigo “Fofinho” sempre agente toma uma cervejinha no bar dele e é lá que agente sempre sabe noticias de vcs. Por favor peça a Mitinho e Naninho para me enviar o e-mail deles para que possamos se comunicar OK? quanto ao seus artigos vou ler com certeza e dar o meu aval. Um abraço do amigo e conterrâneo
    Antonio.
    Obs; manda o teu e-mail particular certo?

  7. Eu não tinha conhecimento do estágio atual do futebol de Araripina, mas fiquei curioso e sobretudo, feliz em saber da motivação para colocar o futebol de nossa cidade em destaque no cenário estadual. Espero e acredito num esforço conjunto, do poder público, empresários e simpatizantes; afinal,o futebol é sem dúvida uma mídia importante para levar o nome de Araripina de forma positiva a todos os cantos.

  8. tem um jogador nesse time fora do comur
    é jorge guerra esse cara tem muita raça.
    boa sorte para o time espero q ele ajude
    o time o maximo q puder.

  9. MEU CARO HUMBERTO ALVES BANDEIRA, EU TAMBÉM SOU ALVES. COMO VOCE ME PERGUNTOU, SUA IRMÃ É CASADA COM MEU PRIMO EDMILSOM, SOU PRIMO DO PADRINHO OSMAR ARRAIS, MOREI NA BALAUSTRADA, ACHO QUE O HUGO OU OUTRO SEU IRMÃO, JOGAMOS JUNTOS, PELAS RUAS DE ARARIPINA, MAIS PRECISAMENTE NA LATERAL DA RUA DA IGREJINHA. ENCONTREI COM MARILUZA E OSMAR E FALARAM DE VOCE. PARABÉNS PELOS TEUS COMENTÁRIOS OPORTUNOS E SABIOS SOBRE O NOSSO QUERIDO ARARIPINA FUTEBOL CLUB, QUE EU DISSE SER O ANTIGO VERA-CRUZ. A MINHA FILHA AINDA FALA DO GATO MARACAJÁ, COMO SIMBOLO DO CLUB, POIS ENSINEI PARA ELA, QUE A HONRA A FORÇA E O SERTÃO PARECEM MUITO COM ESTE SIMBOLO. NÃO TEM NENHUM PROBLEMA, ESTAMOS JUNTOS COM O BODE DO SERTÃO. FALAVAM QUE VOCE ERA UM MALABARISTA DO FUTEBOL. SE NÃO ME ENGANO, NUNCA TE VÍ JOGAR, MAS VOCE FALA COM AMOR DE ARARIPINA. VEJA BEM, ARARIPINA TEM PESSOAS CULTAS E COMPETENTES COMO VOCE, E CRAQUES COMO MITINHO, JOSÉ ARNOUR, DEODATO,LUIZ DE NECO, JÁ IA ESQUECENDO DE JOSÉ BATATINHA,E TANTO OUTROS. QUEM SABE SE NÃO FORMAREMOS UM OUTRO TIME COM O NOME DE TERMÓPILAS DO SERTÃO. MASCOTE: GATO MARACAJÁ.

  10. sor torsedor do bodao do araripi sr presendente do araripina comtrate o volante do veracruz o jagador rodrigo moreno vi ele jogondo no jogo la em vitoria no 1 jogo emquer o jogo foi empate em 1+1 ele tem um grande presença no meio campo e um bom pase e um eselente vigor fissco atenciosamente edmilson

  11. Não tinha conhecimento desta eficaz rede de notícias, estão todos de parabens.Só desejo que os atletas de hoje honrem nossa cidade com brilhantes apresentações e surjam a nível nacional, pois, os de “ANTIGAMENTE” com suas capacidades individuais e méritos, não tinham como percorrer esse curto caminho e espaço. Se não peço no momento para ele, que me desculpe o Pedro Bandeira, mas gostaria que prestassem uma merecida homenagem ao saudoso atleta e amigo, Gílson Tiburtino de Souza, na intimidade,”TRIPINHA”. Com meus respeitos, obrigado.

  12. por que pedro neto esta no banco? ele e o melhor armador do campeonato alem de jogar muito bem improvisado na lateral, o time do araripina precisa dele, beijos a todos de araripina

  13. Estamos atentos e acompanhando essa caminhada do Araripina(Bodão, na divisão de elite do futebol pernambucano, e estamos vendo que o nosso calouro Bodão vem peitando os grandes sem tremer. Espero e acredito que é uma oportunidade ímpar para que os dirigentes começem a pensar em formar categorias de bases, principalmente com jovens de Araripina e cidades circunvizinhas.

  14. GALERA OBSERVA A MULECADA DA SUB-20 TEM UM JOGADOR NUMERO 9 O LUÃ O MULEQUE JOGA MUITO, TEM QUE SUBER MEU IRMÃO PARA O TIME PRINCIPAL!!! JÁ! É REFORÇO E TANTO, ELE JOGA BONITO E CONCIENTE TEM QUE TESTA!! EU CONFIO SOU ARARIPINA OOoooOoooOOOOo, O Sub-20 tem perdido e ELE é o UNICO que se destaca em campo!!!

  15. sem contar que ele e um dos melhores jogadores que araripina ja teve,então deveria montar o time tudo de novo com chicão,breno,berg entre outros pra quer trazer esses pessoal de fora se os meninos dai jogar ate melhor que eles principalmente meu amigo felipe que e um jogar de primeira,,,joga bem demais,,,,,,
    tou torcendo pra recuperação dele,,,,,,que a cirugia dele der certo se deus quiser e ele volte a brilhar,,,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.