O Engajamento do Araripina Futebol Clube

É empolgante a campanha do Araripina Futebol Clube (Bodão do Sertão), com o objetivo de alcançar a classificação ao acesso da divisão de elite do futebol pernambucano. Há no ar uma forte dose de otimismo que contagiou a população Araripinense; e já se estendeu por todos os lugares onde reside um filho de Araripina. A vibração é geral e a vontade é enorme. Queremos o bodão na primeira divisão do campeonato pernambucano.

Valho-me da sábia teoria do papa da administração moderna, Peter M. Senge, ao abordar o assunto “A quinta disciplina”, para fazer uma analogia com o Araripina Futebol Clube, carinhosamente chamado de “ Bode do Sertão”.

Os objetivos comuns nascem de objetivos pessoais, o que lhes dá energia e gera engajamento. A meio caminho entre o engajamento e a obediência está a participação, que é o processo de se tornar parte de alguma coisa por livre escolha.

A participação difere do engajamento no sentido de que, está engajado significa não só participar, como também se sentir plenamente responsável por fazer com que o objetivo se realize; e dentro deste raciocínio eu vejo o AFC totalmente engajado no processo de conquista do acesso à elite do futebol pernambucano.

Existe uma imensa diferença entre obediência e engajamento. Uma equipe de futebol engajada traz dentro de si uma enorme energia, uma paixão, uma empolgação que não podem ser geradas se ela for apenas obediente, ainda que a sua obediência seja genuína.

Uma equipe de futebol encorajada não age somente de acordo com as regras do jogo. Ela é responsável pelo jogo, se as regras do jogo forem um estorvo para se atingir o objetivo, ela encontrará um meio de mudá-las.

Um time de futebol formado por jogadores verdadeiramente empenhados em atingir um objetivo comum é uma força assombrosa; e pode realizar o que lhe parece impossível. As pessoas participantes e engajadas perseguem e sempre alcançam o objetivo desejado.

Vejo o Araripina Futebol Clube como um grupo de pessoas com uma forte sinergia no sentido de conquistar seu espaço na elite do futebol pernambucano. Acredito no propósito desse grandioso time de futebol, como acredito no belo exemplo participativo da equipe, na colaboração das autoridades e no gesto emocionante doa torcedores de Araripina e regiões vizinhas.

Humberto Alves Bandeira
Goiânia- Goiás

Publicado por Humberto Alves Bandeira

Sou filho de Araripina, tenho 62 anos de idade, sou casado tenho 03 filhos também casados, tenho u netinho chamado Mateus. Sou um apaixonado por Araripina e o Sertão do Araripe. Tenho um enorme prazer em fazer parte da equipe do araripina.com.br. o site expoente da região.

Participe da discussão

2 comentários

  1. Ver Araripina na elite do futebol, pernambucano é, cima de tudo, motivo de alegria e a realização de um sonho de todos nós. Nosso futebol sempre registrou nomes de jovens atletas que deveriam ter despontado no cenário futebolístico brasileiro. No entanto, as diversas circunstâncias não permitiram que isso acontecesse. Agora chega o momento de aproveitarmos a oportunidade e não medirmos esforços para colocarmos o nome do nosso futebol no lugar que ele merece. Torçamos e lutemos para que isso aconteça o mais breve possível. Um fraterno abraço.
    De Brasília, ADALBERTO PEREIRA.

  2. CERTO DIA, EU CAMINHAVA PELAS LATERAIS DA IGREJINHA DE SÃO VICENTE DE PAULA BRINCANDO COM AMIGOS. MEU PAI E SEU NÉ, QUERO DIZER MANOEL RAMOS E JUNTO DELES ESTAVA CAPITÃO GOIANA QUE MORAVA TAMBÉM POR ALÍ. HOMENS DE BEM, INTEGROS E TRABALHADORES, ELES FALAVAM ASSIM: ARARIPINA SERÁ UMA GRANDE CIDADE, TALVEZ NÃO ESTEJAMOS POR AQUI PARA ESTE MOMENTO. HOJE EU VEJO ARARIPINA FUTEBOL CLUB NO PERNAMBUCANO A1, QUE JÁ FOI TARDE NA MINHA AVALIAÇÃO. CIDADE DO PROGRESSO, RICA EM GIPSITA, TEM FACULDADES, BEM LOCALIZADA, INDEPENDENTE DA CAPITAL-RECIFE, CHAMADA DE MOSCOURIPE DO SERTÃO DO ARARIPE, PELO MINISTRO KRAUSE PELA SUA INDEPENDENCIA POLITICA E CULTURAL. ISTO É ARARIPINA DAS FAMILIAS BANDEIRA-MUNIZ-ALENCAR-BARRETO-COELHO-RODRIGUES-MODESTO-LACERDA-BATISTA-GRANJA-HOLANDA-ARRAES-FALCÃO-LIRA-SOARES-JACÓ- PEREIRA LIMA DO NOSSO INESQUECIVEL MONSENHOR GONÇALO PEREIRA LIMA. E TODAS AS FAMILIAS QUE CONSTRUIRAM ESTA LINDA CIDADE. O DIFERENCIAL DE ARARIPINA, É QUE É FORMADA NO SEU ALICERCE POR HOMENS INTEGOS. LOGICAMENTE QUE O ARARIPINA FUTEBOL CLUB SERÁ HERDEIRO DESTA FAÇANHA.

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: