Novembro Azul conscientiza homens para o diagnóstico do câncer de próstata


44% dos homens nunca foram a um urologista.

O Novembro Azul chega à segunda edição em 2013. O movimento, realizado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, acontece durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata, e faz parte da Campanha “Um Toque, Um Drible”, que busca motivar a população masculina a fazer exames preventivos. O auge da campanha será no dia 17 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, quando serão realizadas ações educativas em São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Santa Catarina, Distrito Federal, Piauí, Recife e Natal.
“Vamos pintar o Brasil de azul! Os principais pontos turísticos de diversas capitais brasileiras serão iluminados nesta cor. Também vamos realizar mutirões de saúde, distribuir folhetos informativos e promover palestras e debates sobre saúde masculina, sobretudo sobre o câncer de próstata, doença que acomete mais de 60 mil brasileiros todos os anos”, afirma a presidente do Instituto Lado a Lado Pela Vida, Marlene Oliveira.
“Este foi o tipo de tumor que mais avançou em prevenção e tratamento nos últimos anos”, aponta o consultor científico do Instituto e Chefe da Oncologia Clínica do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes, Fernando Maluf. Ele ressalta que menos de 20% dos pacientes morrem pela doença atualmente. “As técnicas cirúrgicas progrediram, melhorando a qualidade de vida. Também houve avanços na radioterapia e na descoberta de novas drogas menos tóxicas”.
Mesmo o câncer de próstata sendo o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-menaloma, 44% deles nunca foi a um urologista e mais da metade sequer já fiz um exame de próstata. Esse foi o resultado alarmante de uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia.
As ações deste ano do Novembro Azul visam incentivar a população masculina a procurar atendimento médico preventivo. E isso é possível se os homens que têm 40 anos ou mais reservarem um dia em sua agenda para a realização do exame anual. Ele é essencial para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, fator decisivo para o sucesso do tratamento.
O Novembro Azul também terá uma ação política efetiva com o lançamento, em 5 de novembro, da Frente Parlamentar da Saúde do Homem no Congresso Nacional, com a adesão de mais de 200 deputados federais.
Fonte: Lado a Lado pela Vida / Portal o Dia

Publicado por Cidade de Araripina Pernambuco

Sobre

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: