A Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE, considerando a situação desesperadora em que se encontra a população nordestina, vitimada pelo longo período de estiagem que assola a região, com graves prejuízos para a vida e a economia do Nordeste, convida a população para somar forças na luta por políticas estruturais e permanentes de convivência com a seca.

A economia nordestina teve perda de quase R$ 4 bilhões. Somente em Pernambuco a Seca atingiu 84% do Estado e provocou prejuízos da ordem de R$ 1,5 bilhão na pecuária, com redução de 72% na produção de leite e mortalidade de mais de 200 mil animais, além de outros 528 mil que foram abatidos precocemente.

Assistimos, impotentes, ao fim da atividade em 17% das propriedades, com 1,5 mil propriedades desativadas e mais de 20 mil desempregados.

As chuvas ocasionais que caíram nesses dias, bem como as medidas emergenciais anunciadas pelo governo federal foram importantes, mas não resolvem a situação, principalmente quando se constata que 51% das propriedades não contam com qualquer reservatório de água para se prevenir num ciclo de estiagem.

Sabemos que é possível conviver com a seca, sem ter que enfrentar essas situações de calamidade que ocorrem ciclicamente.

Essa luta é de todos os pernambucanos. No dia 13 de maio, às 10:00 h vamos juntos à Assembléia Legislativa, pedir o apoio dos deputados estaduais e da bancada de Pernambuco na Câmara Federal e no Senado.

Mobilização nacional pelo Nordeste
Mobilização nacional pelo Nordeste

Publicado por Hermes Alves

Sou fundador deste site, projeto que iniciei em 1999 realizando a primeira transmissão ao vivo para a Internet de um evento junino. Sou formado em Marketing com especializações internacionais em Informática e um amante descarado por nossa querida cidade, Araripina Pernambuco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.