Tendo acontecido na última quinzena do mês de Maio, a XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, fez-se presente o Presidente da Câmara, Luciano Capitão, juntamente com o Prefeito Alexandre Arraes.

Na ocasião, os mais de cinco mil municipalistas presentes ao evento reforçaram as reivindicações dos Municípios encaminhadas aos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, bem como aos pré-candidatos à presidência da República.
Os gestores expuseram a crise financeira enfrentada pelos Municípios e falaram sobre as conseqüências do subfinanciamento dos mais de 390 programas federais. Também destacaram que o principal motivo da atual situação financeira desses entes está na política de isenções fiscais concedidas pelo governo, causando a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Os presidenciáveis Eduardo Campos, Aécio Neves e Dilma Rousseff também foram convidados a participar da “Marcha dos Prefeitos”.
Entres os principais avanços obtidos na Marcha, foram destacados a instalação na Câmara dos Deputados da comissão especial destinada a analisar a proposta que aumenta o Fundo em 2%, no mínimo de sessões regimental; e a responsabilização da União em relação ao financiamento dos pisos das categorias, com o pagamento total do benefício.

marcha-dos-prefeitos

Por fim, destaca-se o reconhecimento da Marcha a Brasília como instrumento de importantes avanços para os Municípios e a importância de fortalecimento dessa mobilização.

 

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: