Softagon Sistemas em Araripina

No dia 08 de março celebram-se as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, data esta adotada pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.

Pensando nisto, o araripina.com.br estará homenageando a MULHER Araripinense, através de figuras locais, apresentando os vários papéis que estas desempenham no seu dia a dia. Indo por esse caminho, abrimos nossa sequência de conversas com Lucélia Barros – Gerente do SEBRAE-Unidade Sertão do Araripe, esposa, mãe, uma profissional incrível que ao longo de seus 20 anos de atuação, através do SEBRAE, tem apoiado o desenvolvimento econômico e social da Região do Araripe.

A força feminina no Sebrae Araripina

Para Lucélia “O empreendedorismo feminino, vem crescendo ao longo dos anos e este é um dado apontado pela pesquisa GEM 2013 (Global Entrepeneurship Monitor), em seu relatório, segundo o qual 52,2% dos negócios do Brasil são liderados por mulheres, ou seja, não é mais possível ignorar que as mulheres estão abrindo seus próprios negócios, gerando emprego e renda e participando, ativamente, do desenvolvimento econômico do país”. Independente de gênero, ela acredita na atitude, na maneira de se comportar, agir ou reagir de cada pessoa à frente dos desafios que lhe são apresentados na vida cotidiana. É inegável que a mulher traz consigo algumas características que marcam seu estilo de gestão, entre elas é louvável:

Polivalência – a capacidade de fazer várias coisas ao mesmo tempo, conseguindo administrar o seu ambiente de trabalho, realizando reuniões com sua equipe de colaboradores, negociando com os parceiros, atendendo os clientes e ainda cuidando dos seus compromissos pessoais. Este dinamismo já é desenvolvido desde cedo na mulher nas múltiplas tarefas do lar.

Foco nas pessoas – Característica muito atrelada ao lado materno das mulheres, de cuidar, criar e ter empatia com o outro, facilitando assim o relacionamento com as diferenças; em contraponto, o homem em seu estilo de gestão, apresenta mais um lado mais racional e lógico das coisas.

Observadora – Esta característica ajuda a perceber novas oportunidades, a se ater a detalhes não percebidos pela maioria, levando-a a ter uma exigência na qualidade das suas atividades desempenhadas.

“As mulheres que sonham empreender, não devem hesitar em buscar apoio para aprimorar as características que já lhe são peculiares e, por vezes, estão apenas latentes, tais como: planejamento, correr riscos calculados, comprometimento, persuasão, rede de contatos entre outras. Acreditar, ousar, valorizar sempre seu potencial, preservando a sua essência. Contudo não se trata de ser a mulher infalível, que sabe tudo e resolve tudo; ao contrário, trata-se de perceber as suas fraquezas e fortalezas e, com isso, ter a humildade de buscar seus pares na jornada da vida, seja familiar, social e ou profissional a fim de potencializar conhecimentos e esforços em prol de um mundo mais justo e igualitário”. – Lucélia Barros

 

Publicado por Dyangellys Batista

Bibliotecário, Gamer, Geek e Baixinho!

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: