“Um projeto desafiador, mais que trará a independência e as soluções dessa região”. Assim se pronunciou o militante político de Ouricuri, Antonio Fernando, quando da apresentação da proposta de criação de um novo estado, que englobaria o Sertão do Araripe (PE); a região do Cariri (CE) e parte do Piauí. Antonio Fernando esteve nesta quarta-feira (07) em Araripina fazendo o lançamento da proposta em dois momentos: no primeiro no programa Canal Aberto da Rádio Arari FM, ancorado por Martinho Filho; o no segundo na Câmara de Vereadores.

Ele conta com o apoio de diversas entidades e profissionais liberais da cidade de Ouricuri, e tem como principal parceiro na proposta o vereador Zé Bolacha, presidente da Câmara Municipal de Araripina. Antonio Fernando ficou bastante conhecido na região, quando há quase 20 anos foi o idealizador da proposta de criação da Adutora do Oeste, cuja finalidade era trazer água do São Francisco para abastecer o Araripe. E deu certo.

Agora, conjuntamente com lideranças de Ouricuri, Araripina, Juazeiro do Norte e algumas cidades do Piauí, ele quer discutir amplamente a proposta de criação de um novo estado. Para ele, a mobilização popular é o primeiro grande passo a ser dado. O principal argumento de Antonio Fernando se norteia na distância que essas cidades estão da capital dos seus estados, o que tem causado prejuízos enormes para a população, uma vez que as ações não chegam com freqüência.

Ele se situa principalmente na questão do flagelo da seca, onde a região se transforma em verdadeiro deserto e a população é tratada como verdadeiros miseráveis. “A seca sempre vai existir, o que temos é que criar alternativas para conviver com ela”, pontuou Fernando, citando que de todas as regiões do estado à única que é esquecida é o sertão. “Ficamos esquecidos devido à própria distância da capital que fica no litoral”, acrescentou.

Por sua vez, Fernando acreditando que a criação do novo estado representará a nossa liberdade e autonomia para vivermos melhor e em condições favoráveis. Além disso, disse ele, a região criará a sua própria representatividade política, pois terá governador, senadores e deputados federais e estaduais. “Se tivéssemos a nossa própria representatividade política não passaríamos por essa situação”, acredita, acrescentando que “a indústria da seca nos torna miseráveis”.

Publicado por Wagner Pereira

Aux. de Administração da CDL - Araripina-PE - Proprietário/Gerente da WV SERVIWEB - Desenvolvimento de sites e Soluções web. Manutenção e montagem de computadores, instalações de programas. Conhecimentos da Plataforma dinâmica Wordpress, para desenvolvimento de blogs, portais e sites.

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: