A região do Sertão do Araripe recebe de 13 a 23 de maio, a ‘Jornada Literária Chapada do Araripe’, evento cultural que integra literatura, teatro, dança e música. A programação do festival, que está na terceira edição, vai percorrer oito municípios do Sertão pernambucano, Araripina, Ipubi, Trindade, Ouricuri, Moreilândia, Granito, Bodocó e Exu. Todas as atividades são gratuitas e abertas a todos os públicos.

Araripina (13 e 14 de maio)

A Jornada inicia na cidade de Araripina, com atividades na terça-feira (13) com um cortejo cultural, às 7h, partindo da praça da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição. Em seguida, às 9h, quatro instituições de ensino recebem debates com escritores e roda de leitura. Ainda na terça, a praça Dom Campelo de Aragão vai receber duas intervenções artísticas, ‘Só quando eu crescer’, às 16h30, e ‘Lourival, o escritor’, às 19h30. A programação do dia 13 termina com uma roda de conversa com o poeta Lourival Holanda de Bodocó, às 20h, na quadra da Faculdade de Formação de Professores de Araripina (Fafopa).

Na quinta-feira (14), três escolas da cidade terão debates com escritores pernambucanos, às 9h. O mesmo horário, ‘Só quando eu crescer’ será apresentado na praça Dom Campelo de Aragão. No período da tarde, às 14h, a Escola Municipal Maria Luzanira Muniz recebe uma roda de leitura. Já durante a noite, o público poderá conferir na mesa da FAFOPA, a partir das 20h30, uma mesa de glosa, ou seja, um encontro de poetas que improvisam textos rimados a partir de um “mote”.

Trindade (15) e Ipubi (16 de maio)

Em Trindade, a programação é semelhante. Com uma intervenção artística na praça da Igreja Matriz Divino Espírito Santo, às 9h, um debate com escritores em escolas da cidade, às 14h, e uma mesa de glosa, às 19h. Finaliza as atividades em Trindade, uma apresentação do cantor Maviael Melo, no auditório da Secretaria de Educação, às 20h30.

Em Ipubi, a apresentação ‘Só quando eu crescer’, será feita às 10h na Escola Euzélia de Melo Campos. No mesmo local, às 14h, acontece uma roda de conversa com poetas de diversas cidades de Pernambuco. Fechando as ações no município, os repentistas Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira fazem shows, às 20h, na Praça Nilza Lins.

Ouricuri (17 e 18 de maio)

No domingo (17), as atividades começam com um recital de poesia itinerante, às 17h, com os poetas Allan Sales, David Henrique, Luna Vitrolira e Socorro Oliveira, na Praça Frei Damião. Às 18h, o público poderá conferir o espetáculo ‘Sob o Sol e Sob a Lua tem Palhaço na Rua’, na Praça Padre Francisco Pedro da Silva. O cantor Maviael Melo se apresenta, a partir das 20h, no Clube do BNB.

Na segunda-feira (18), das 8h às 12h, acontece uma oficina de cordel na Escola Estadual São Vicente de Paula. Às 9h, quatro escolas recebem debates com escritores. No período da tarde, a praça da Igreja Matriz São Sebastião será palco de dois espetáculos, a partir das 16h. Os poetas Virgílio e Davi Siqueira realizam a intervenção poético-musical ‘O menino e o poeta’, às 19h30, no Clube do BNB.

Granito (19), Exu (20) e Moreilândia (21 de maio)

Nos três municípios acontecem debates em escolas da rede público, às 9h. Em Exu será realizada, das 8h às 12h, uma oficina de cordel na Escola Barão do Exu. No período da tarde serão realizados espetáculos nas praças das igrejas matrizes. Os três locais também recebem recitais de poesia. Às 19h estão previstas mesas de glosa na quadra do EREM Governador Miguel Arraes, em Granito, e na Escola Bárbara Alencar, em Exu.

Bodocó (22 e 23 de maio)

Bodocó é último município a sediar as atividades da Jornada. Na sexta-feira (22), as ações começam cedo, às 7h, com uma alvorada festiva na praça da Igreja Matriz de São José que contará com a presença de aboiadores, da Banda de Pífano do Jardim e da Banda Marcial da Fundação José Marcolino. Às 9h acontecem debates em cinco escolas da cidade e um recital de poesia no Sesc.

Ainda na sexta-feira, às 15h, será realizada a palestra ‘Literatura e humor’ na Escola Municipal Antônia Lócio da Cruz. Estão previstas intervenções, a partir das 16h, na Praça José Gomes de Sá e nas ruas da cidade. Ainda acontecem, a partir das 19h, a palestra ‘Mulheres e homens nas veredas do cangaço’ e um recital na quadra da Escola João Carlos Lócio.

No sábado (23), às 9h e às 16h, estão previstas intervenções itinerantes pelas ruas da cidade e um espetáculo na Praça José Gomes de Sá. O encerramento da Jornada será na Várzea do Meio. No local, a partir das 19h, acontecem os recitais ‘Um dedo de prosa’ e ‘Récita’, além disso, os artistas locais Miguel Filho, Paulo Barbosa e Zé Pereira fazem uma serenata. O cantor bodocoense Flávio Leandro é a última atração do festival com um show acústico na Casa de Taipa.

A programação detalhada da Jornada Literária Chapada do Araripe está disponível no site do Sesc Pernambuco.

Fonte: Sesc Ler Araripina

Publicado por Dyangellys Batista

Bibliotecário, Gamer, Geek e Baixinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.