Iniciativa privada impulsiona crescimento de Araripina

Araripina não será mais a mesma daqui a cinco anos e poderá ultrapassar os cem mil habitantes mais rápido do que se imagina. O crescimento econômico, hoje, do município, não é somente impulsionado pelo setor gesseiro. O comércio, o setor de serviços e, principalmente, a construção civil colocam Araripina como uma das cidades do Interior de Pernambuco que mais se desenvolvem. E com um detalhe importante. Sem a colaboração decisiva de entes públicos e governos.

Quem percorre, hoje, a Perimetral toda esburacada e sem iluminação pública não poderia imaginar que empreendedores particulares desafiassem as adversidades e arriscassem em lançar megaprojetos imobiliários ao lado da via. Tanto empresários locais como de outros municípios e até Estados vizinhos descobriram o percurso da Perimetral para construir excelentes casas em bons condomínios fechados que estão surgindo, impulsionando o desenvolvimento do local. A BR-316, que corta o município, também, está recebendo grandes empreendimentos empresariais e as máquinas e caçambas não param de aterrar terrenos ao longo da rodovia que corta Araripina. Por trás do Colégio CEA e UNICLINIC, muitas ruas estão surgindo do nada, apenas da coragem de empreendedores que estão abrindo ruas e desbravando as capoeiras.

No centro e no entorno do centro da cidade, prédios e mais prédios estão sendo construidos com a abertura de estabelecimentos comerciais modernos e que careciam Araripina. Não será surpresa a verticalização da cidade em 10 a 15 anos como Petrolina e Caruaru, uma vez que com o desenvolvimento vem o aumento da violência (o lado ruim) e será preciso sair do velho estilo das casas para moradias mais isoladas e fechadas em edifícios de 8 a 10 andares, principalmente da classe mais aquinhoada financeiramente. Segundo especialistas, Araripina hoje já é um dos cinco municípios com maior procura por novos investimentos, isso sem contar com a ajuda do Poder Público.

Sandro Moraes
Advogado

Participe da discussão

2 comentários

  1. Araripina está simplesmente cumprindo o que disse o Padre Ibiapina. ” Serás uma próspera e bela cidade. Certamente uma das maiores cidades de Pernambuco; e serás conhecida nacionalmente como a Princesa do Araripe. Nada te impedirá de crescer cada vez mais”.

    HAB

  2. So filho de Araripina,estou a 22 anos mora
    em Sao paulo quado lei noticia com estar fico muito alegre que eu estou panegado voltar..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.