Nesta sexta-feira (24) o dia é de comemorações para os aposentados de todo o país. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Petrolina, no Sertão pernambucano, 14.370 idosos recebem o benefício da aposentaria. Com o afastamento do trabalho, este grupo da melhor idade aproveita o tempo ocioso para se dedicar a prática de esportes, viagens e curtir a vida.

Depois de anos de trabalho como cozinheira, Maria Lina da Silva, 69 anos, revela estar contente com a vida de aposentada.  Ainda bem disposta, ela participa de um projeto que disponibiliza atividades físicas gratuita para idosos. Às segundas e quintas-feiras, suas manhãs são dedicadas a exercícios no Clube do Palmeiras, no bairro Atrás da Banca, Zona Norte de Petrolina.

“Temos uma turma boa de quase 30 idosos. Fazemos atividades físicas das 8 às 9h e eu gosto muito. Me sinto mais jovem. Nós também marcamos festinhas com o grupo todo quando é Natal, São João, nas datas comemorativas”, ressalta.

Quem também aproveitou a aposentadoria para fazer novas atividades foi Ivonete Fernandes de Moura. Aos 74 anos, mãe de sete filhos, ela organiza excursões turísticas, e com isso, já visitou quase todo o Nordeste brasileiro.

As primeiras viagens começaram após a aposentadoria. A primeira excursão foi para Juazeiro do Norte no Ceará. Em seguida, Chapada Diamantina-BA e desde então, ela não parou mais com as viagens. Já foi para vários destinos, como Salvador -BA, Morro de São Paulo- BA, Porto Seguro -BA, Porto de Galinhas- PE, Natal- RN, João Pessoa- PB, Fortaleza- CE, São Luís- MA, Aracaju -SE, Maceió- AL, entre outros lugares.

“Antigamente quando tinha pouca concorrência, eu fretava um ônibus com as minhas colegas e familiares e fazíamos as excursões, hoje organizamos com empresas de turismo. Eu adoro viajar, acho que eu ainda estou viva por conta disso e dos encontros de idosos que participo todos os anos”, revela.

idoso_1
Em média,14.370 idosos recebem aposentaria em Petrolina-PE (Foto: Emerson Rocha/GloboEsporte.com)

O gosto pelas viagens também fez Ivonete participar do grupo da terceira idade do Serviço Social do Comércio (Sesc). Através deste projeto, ela participa de encontros regionais que oferecem palestras, passeios turísticos e diversão para a turma da melhor idade.

“O último encontro de idosos foi na praia de Porto de Galinhas em Pernambuco, 13 estados participaram do evento. Teve muita palestra com médicos, festas, passeios e shows de talentos”, conta Ivonete.

Nos encontros de idosos, Ivonete disse que até arrisca tocar violão. “Sempre tem apresentação de talentos e eu represento Petrolina tocando músicas ao violão para o grupo dançar. Este ano, o encontro vai ser em outubro em Fortaleza-CE e eu não posso perder”, destaca.

Fonte: G1.com

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: