Após seis anos sem ser realizada, uma nova edição da ‘Feira e Exposição de Caprinos e Ovinos’ está acontecendo em Araripina, no Sertão de Pernambuco. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Rural do município, a feira deixou de acontecer pela falta de chuva na região.

A última feira aconteceu em 2008. O secretário de Desenvolvimento Rural do município, Brenno Ramos, explica que foi a estiagem prolongada foi o que inviabilizou as últimas edições. “A seca foi à principal razão das exposições terem sido canceladas, pois prejudicou os criadores”, disse.

Com o fim da estiagem prolongada, a cidade realiza sua 10ª edição da feira no Parque Três Vaqueiros. A programação está marcada para começar na sexta-feira (4) e se estende até o domingo (6). O evento é gratuito e contará com exibição de animais e estandes com produtos de agricultura familiar da cidade. Serão promovidos cursos e palestras sobre técnicas de convivência com o semiárido, inseminação artificial e nutrição animal.

Durante o evento, ficarão expostos cerca de 500 animais das raças Dooper, Boer, Anglonubiano e Santa Inês. Também vão ser realizados o concurso de produção de leite e o julgamento das raças com entrega de prêmios. “Receberemos criadores de Pernambuco e de outros quatro estados nordestinos. A finalidade maior do evento é promover a integração dos produtores, o melhoramento genético e recompor os rebanhos da região”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural da cidade.

cabra

Na sexta-feira e no sábado (5), a visitação às baias dos animais e aos estandes começam a partir das 8 h e se estendem até as 17 h. No domingo, a feira tem duração menor, das 8h às 10h. Os freqüentadores poderão conhecer também o agronegócio e a produção familiar do município, como derivados de leite e de mel em dez estandes com produtos de agricultura familiar.

Nos três dias do evento, apresentações musicais vão fazer a animação. As atrações são Ranieri & Banda e Capital do Sol, na sexta-feira e Vilões do Forró e Kinho Callou, no sábado. Os shows começam a partir das 22h. A programação termina no domingo com o show de Zé Estrela e Banda às 11 h. A expectativa é que mais de 5 mil pessoas compareçam por dia no evento.

Fonte: G1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.