Fábrica clandestina de medicamentos e fechada em Araripina e Secretário de Saúde e autuado em flagrante por crime contra a saúde pública.

Softagon Sistemas em Araripina

Operação conjunta entre as agências Nacional e de Pernambuco de Vigilância Sanitária (Anvisa) e (Apevisa) e a Polícia Civil, realizada em seis municípios do Interior de Pernambuco, foi responsável pelo fechamento de uma fábrica clandestina de medicamentos, interdição de 29 farmácias, 32 prisões e a apreensão de cerca de 11 mil remédios vendidos irregularmente, proibidos e até mesmo falsificados.

O secretário de Saúde de Araripina (Sertão), Venilton Carlos Cardoso, 29, foi autuado em flagrante por crime contra a saúde pública, que é inafiançável. Ele era o responsável técnico pela fábrica de medicamentos falsos fechada, a primeira a ser interditada em Pernambuco.

A operação teve início na última terça-feira no município de Lajedo (Agreste), e em Serra Talhada, Belém do São Francisco e Floresta (Sertão). Nesses locais, foram interditadas 11 farmácias e apreendidas cerca de sete mil caixas de medicamentos vendidos irregularmente, sem receita ou sem licença para venda.

Durante todo o dia de ontem, a operação atuou em Cabrobó e Araripina. Nesses locais foram fechadas 18 farmácias, um mercado, além da Sanaervas, uma fábrica clandestina. Foram apreendidas cerca de cinco mil caixas de medicamentos. A fábrica produzia remédios fitoterápicos sem registro, sem licença e em péssimas condições sanitárias. Na rotulagem, constava o nome do secretário de saúde como responsável técnico. Venilton Cardoso chegou no local logo depois e foi detido. Mais de três mil caixas de medicamentos foram apre­endidas apenas na fábrica.

“A venda desses medicamentos é de uma irresponsabilidade enorme. Eles podem não provocar efeitos ao organismo, mas também podem causar efeitos adversos e consequências irreparáveis”, comentou o gerente geral da Apevisa, Jaime Brito.

A operação teve início depois que a Apevisa identificou a compra de 111 mil caixas de Desobesi-M no Recife por comerciantes do Interior do Estado, nos últimos 60 dias. “Apenas a Farmasil teria comprado 54 mil caixas. Mas não conseguimos encontrar esse medicamento todo”, destacou Jaime Brito.

Publicado por Wagner Pereira

Aux. de Administração da CDL - Araripina-PE - Proprietário/Gerente da WV SERVIWEB - Desenvolvimento de sites e Soluções web. Manutenção e montagem de computadores, instalações de programas. Conhecimentos da Plataforma dinâmica Wordpress, para desenvolvimento de blogs, portais e sites.

Participe da discussão

12 comentários

  1. O prefeito de Araripina, juntamente com sua equipe de governo se encontra indignado com as detenções de cidadões de seu municipio.
    A administração Municipal é inocente de qualquer ligação no presente episódio, Lamentamos muito por o envolvimento inadequado do secretario de saúde Venilton, no entanto ele será inocentado, ele foi vitima do proprietario da sana ervas. Com a permissão de Deus ele sairá inocentado de todas as acusações.

  2. É um fato lamentável, onde que um Secretario de Saúde deveria dar exemplo, no entanto é detido por crime contra a saúde publica, torcemos que na apuração dos fatos isso não passe de um mal entendido, como cidadão preocupado com a desenvolvimento de minha cidade deixo aqui meu descontentamento.

  3. Tomara que isso não passe de um mal-entendido e a autoridade detida seja inocente, porque, simplesmente, isso é surreal. É difícil acreditar que quem cuida da saúde de Araripina esteja supostamente expondo a população ao perigo. Confio que o trabalho da Polícia Civil será muito bem feito e os fatos serão esclarecidos para o bem da população…

  4. Onte tem fumaça tem fogo! é a hora do ministerio publico fazer uma varredura em toda a administração publica de Araripina em busca de respostas. Desde o começo desse secretariado varios fatos causam espanto e nada é feito.a população merece uma resposta.

  5. isso é uma vergonha pra nossa cidade .eu tenho familiar que usava remédio de farmácia,todos tem que paga por seus erros.

  6. VAMOS AGUARDAR A APURAÇÃO DOS FATOS, ESPERO QUE A INFLUÊNCIA DOS ENVOUVIDOS NÃO INTERFIRA NO ANDAMENTO E RESULTADO DA INVESTIGAÇÃO. OS RESPONSÁVEIS SÃO BEM ENTENDIDOS E NÃO SE PREOCUPARAM COM O RESULTADO DO QUE ESTAVA SENDO VENDIDO AO CONSUMIDOR. PÉSSIMO EXEMPLO.

  7. sei que alguma coisa esse secretario deve…do jeito que anda as coisas em araripina…e o prefeito só queria limpar a pele do genrrinho dele!!! mas a justiça será feita…..e esse secretario naum pode mais ficar na secretaria….. ARARIPINA ESTAR PIOR QUE UM BURACO………………….AI AI AI AI AI UIIIIIIIIIIIIII AI AI AI AI AIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII! VOTA DE NOVO…..

  8. e poriso que sempre que agente procurava o secretario ele nunca estava na secretaria de saude ele estava na sua frabrica de renedios ai ai ai aiiiiiiiiiiiiiiii

  9. kkkkkkkkkkkkkkk venilton foi solto eos bicudos ficaram chupando o dêdo eles sabem que ele é inocente mesmo assim ficaram postando comentário besta

  10. a corrupçao ta aparecendo aos poucos…e vem mais pela frente.A araripina não tem policia nem fiscalizaçao

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: