Um grupo de professores que fazem parte da rede municipal de ensino de Ouricuri iniciou na manhã desta segunda-feira, 20, no auditório do Cerest o curso de braille. A capacitação gratuita está sendo ofertada pela Prefeitura Municipal de Ouricuri por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e tem o objetivo de capacitar os professores para acolher os alunos com deficiência visual.

O curso tem uma carga horária de 40 horas e está sendo ministrado pelos professores brailistas Milton Carvalho e Érica Alves, cedidos respectivamente pela Universidade Católica e Governo do estado. Na abertura do curso Érica Alves explicou a função do professor braillista.

“O professor é quem prepara os materiais, ensina o braille e tira dúvidas dos alunos. Eu pretendo deixar muitos brailistas aqui em Ouricuri. 40h não é a carga horária necessária para aprender tudo, mas vocês sairão com noções básicas que já ajudarão vocês a melhor receberem uma pessoa cega em sala de aula, e com empenho, com certeza cada dia vocês vão ficar mais preparados”, destacou Érica.

Na ocasião, a Coordenadora de educação inclusiva do município, Railane Souza destacou que o curso de braille tem o intuito de preparar mais profissionais para atender os deficientes visuais do município.  “Segundo dados do IBGE têm uma grande quantidade de pessoas cegas em Ouricuri e, nós queremos localizar essas pessoas e trazê-las de volta à sala de aula. Desde que a gente entrou a gente busca ter esse olhar de incluir todas as pessoas e o Prefeito está dando total apoio para isso. Estou muito feliz de ter uma gestão sensível a esta causa”, salientou.

O curso de sistema braille abordará a escrita, manuseio de impressoras de braille, símbolos fundamentais do braille, leitura e outros assuntos relacionados. Para a Coordenadora pedagogia da escola do povoado de Santa Rita, Maria Leir, esta é a oportunidade de fazer a diferença na inclusão das pessoas. “É muito importante este curso. Estou fazendo para receber melhor os alunos com deficiência visual na escola”, disse.

Fonte: BlogAssisMacedo

Publicado por Dyangellys Batista

Bibliotecário, Gamer, Geek e Baixinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.