Em consenso bancadas de situação e oposição aprovam projeto de lei que moderniza o organograma do Executivo

Na sessão de ontem da Câmara de Vereadores de Araripina o Projeto de Lei 001/2013 proveniente do Poder Executivo municipal que moderniza a estrutura administrativa da Prefeitura foi aprovado por unanimidade pelos 14 vereadores presentes.

As bancadas de situação e oposição entraram em consenso após reunião no começo do dia. Os líderes do governo, vereador Francisco Edivaldo (PR) e da oposição Evilasio Mateus (PDT) se posicionaram a favor da nova estrutura organizacional dos cargos comissionados após parecer favorável das comissões de Redação e Justiça e de Orçamentos e Finanças, ambas presididas pelo vereador João Dias (PSB).

De acordo com o líder da oposição, os quatro vereadores que compõem a bancada aprovaram o projeto sem emendas por entender que o prefeito tem conhecimento da saúde financeira do município e por isso pode propor as alterações.

Já para o líder do governo Francisco Edivaldo a nova estrutura administrativa irá reduzir o número de cargos comissionados e gerar economias para o erário público, da mesma maneira que a aprovação do projeto é o passo inicial para que o Poder Executivo inicie suas ações. Edivaldo afirmou que a bancada de oposição mostra sensibilidade ao aprovar o projeto que favorecerá o povo de Araripina.

O projeto de lei segue para a segunda aprovação nesta seta-feira em reunião ordinária. Após a segunda votação o Poder Executivo fica autorizado a contratar seus funcionários no novo organograma com efeitos retroativos ao dia 1º de Fevereiro.

Vitória – A aprovação unanime do projeto de lei foi fruto da costura política do líder do governo Francisco Edivaldo. Ele manteve diálogo com a bancada de oposição e sensibilizou os vereadores da importância do projeto. Em pronunciamento o líder da oposição Evilásio Mateus destacou a atuação de Edivaldo.

PCC Saúde – Outro tema que foi destaque na sessão foi o Plano de Cargos e Carreiras dos funcionários da saúde municipal. O SIMA – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araripina, por meio do seu presidente Tiago Josimar, reivindicou a construção deste plano para atualizar os salários e carreira de enfermeiros, dentistas, médicos e outros servidores efetivos da saúde municipal.

Revogado – O decreto que retira a autonomia do prefeito em gratificar em até 100% do salário os servidores efetivos do município deverá ser revogado. O documento foi assinado pelo Interventor, Adalberto Freitas ano passado e causou descontentamento ao SIMA. A boa notícia foi dada ontem pelo líder do governo Francisco Edivaldo.

Em viagem – O prefeito Alexandre Arraes seguiu hoje pela manhã para Gravatá onde participa de um encontro promovido pelo Governador de Pernambuco, Eduardo Campos com todos os prefeitos do Estado. Lá ele vai ouvir que o Governo do Estado liberará R$ 220 milhões para os municípios de Pernambuco além de uma série de palestras com os Secretários de Estado e do Ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB). O encontro termina na sexta-feira a noite.

Decolando – O Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da Repúlica, Wagner Bittencourt emitiu parecer favorável a construção do Aeroporto Regional do Araripe. Com isto o Governo Federal demandará recursos financeiros, humanos e tecnológicos para avaliar a atual estrutura e montar o projeto para funcionamento do aeroporto. Veja o parecer.Parecer

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: