Diminui casos de acidentes, mortos e feridos durante o São João

Os números de acidentes, mortos e feridos durante o São João deste ano sofreram uma significativa redução em relação ao ano passado. A avaliação foi feita esta manhã, pelo assessor de comunicação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Éder Rommel, durante a divulgação do balanço da Operação São João. Desde a sexta-feira passada  até a zero hora desta quinta-feira foram contabilizados 120 acidentes, quando em 2008 foram somados 142. O número de feridos caiu de 89 para 59 e o de mortos, de oito para seis.

“Acreditamos que essa redução puramente ao empenho do efetivo e à distribuição das equipes nos pontos chaves. Quase todo o efetivo foi lançado no campo, somando 500 homens envolvidos na operação. Para se ter uma idéia, uma equipe foi levada para Araripina, acampou no posto policial durante toda a festividade, sem folga, e foi responsável pela autuação de 29 pessoas, que foram presas por dirigirem embriagadas. “

Tomamos essa medida porque nas operações passadas eram registradas  um grande número de ocorrências naquela localidade, geralmente esquecida, com mortes, envolvendo principalmente motocicletas”, avaliou Rommel.

Durante toda a operação, das 1.494 autuações já registradas, 49 dizem respeito à Lei Seca. Segundo a PRF, o número deve crescer significativamente, uma vez que ainda não foram contabilizados os casos de abuso de velocidade, que chega a somar mil ocorrências por dia.

Durante os últimos seis dias, a fiscalização nas rodovias federais de todo o país foi reforçada para diminuir os riscos de acidentes e dar mais fluidez ao tráfego. Em Pernambuco, contaram com atenção especial a BR 101, na região metropolitana do Recife, a BR 232, trecho entre Recife e Caruaru, a BR 104, no perímetro urbano de Caruaru e a BR 408, entre Recife e Carpina.

Para monitorar as onze BRs que cortam o estado, o que totaliza 2,4 mil km, a PRF contou 60 viaturas e um helicóptero, para socorrer vítimas graves de acidentes de trânsito, radares fotográficos e 25 etilômetros, para ajudar na fiscalização de excesso de velocidade e embriaguez alcoólica.

Acidentes – Esta manhã, dois acidentes foram registrados na BR-101. Dois caminhões de carga, um levando cimento e outro transportando refrigerantes, viraram na pista, deixando o trânsito lento. Não houve feridos. Na terça-feira, por volta das 10h, o veículo Honda de placas KLV-2231 colidiu com a moto de placas KSZ-0488, na BR-232, na altura do município de Bonança, deixando duas pessoas feridas. Na noite do sábado passado, um acidente entre a veraneio de placas JTS 3090, da Paraíba, e um ônibus de placas KGB 2251, na PE-292, deixou cinco pessoas mortas e outras 10 feridas. No mesmo dia, no início da manhã, a colisão entre um carro e um caminhão deixou dois mortos e um ferido na PE 53, nas proximidades de Lagoa de Itaenga.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/vidaurbana/nota.asp?materia=20090625100623

Da Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.