https://unsplash.com/photos/fi3zHLxWrYw

A segunda onda da Covid-19 está chegando com muita força ao Brasil inteiro. Em Pernambuco, não é diferente. Por isso, todo cuidado é pouco no final do ano, período em que encontramos os familiares e os amigos para confraternizações. Evidentemente, este tipo de encontro deve ser evitado, mas há uma série de outras medidas que podemos tomar para cuidar melhor do nosso sistema imunológico, diminuindo as chances de contrair qualquer doença viral ou bacteriana.

A alimentação é uma das bases da imunidade forte. Por isso, toda a população deve consumir frutas regularmente, principalmente aquelas com grande concentração de vitaminas. A Vitamina C é a mais conhecida nos cuidados com o sistema imunológico – e realmente é muito eficiente. Sendo assim, coma muitas laranjas, kiwis, limões e outras frutas cítricas.

A Vitamina E também ajuda muito a melhorar nossa imunidade. Este nutriente é encontrado nos vegetais de cor verde-escura, como o brócolis e a couve. Outros alimentos ótimos para melhorar a imunidade são os peixes, como a sardinha e o atum.

Os hábitos do dia-a-dia também podem impactar na saúde do sistema imunológico, tanto positivamente, como negativamente. Por isso, uma qualidade de sono adequada é fundamental para ficar mais protegido contra as doenças. Além disso, a rotina de atividades físicas também ajuda demais nesse quesito, então é importante arrumar um tempo e um espaço para realizar seus exercícios em casa.

Dentro dessa rotina saudável, você não pode se esquecer de beber água regularmente. A hidratação tem relação direta com o funcionamento das células responsáveis por defender o nosso corpo.

Já os hábitos que fazem mal para o sistema imunológico são aqueles que, em geral, já não são recomendados por outros motivos, como a ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, o tabagismo e o consumo de alimentos processados ou gordurosos.

Até a saúde mental influencia a nossa imunidade. Este é mais um grande motivo para se manter longe de ações que podem prejudicar o lado emocional, ficando afastado do estresse. Se estiver difícil manter o controle, aproveite para aprender algumas práticas que podem ajudar neste momento, como o Yoga e a meditação. De acordo com um levantamento do site de análise e auxílio ao consumo Guia55, as buscas na internet por este tipo de atividade cresceram 66% no início da pandemia, devido às preocupações com a saúde do corpo e da mente.

Outra ótima dica para melhorar a imunidade e aproveitar o fim de ano mais protegido é a ingestão de chás antioxidantes. Se enquadram nesta categoria os chás de cúrcuma, hibisco, gengibre e romã, entre outros.  

Mesmo tomando todos os outros cuidados, você e sua família também não podem se esquecer de tomar as vacinas obrigatórias disponibilizadas pelas autoridades sanitárias. Aqui em Araripina, a última meta de vacinação foi batida e 91% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários tomaram a dose contra a Influenza, número que mantém toda a população mais protegida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.