DIA DO CORDELISTA

Programação para o Dia do Cordelista
.
Caravana do Cordel homenageia o Dia do Cordelista

Caravana do Cordel é um projeto coletivo, construído por poetas populares nordestinos radicados em São Paulo. O grupo, formado por poetas, artistas plásticos, músicos e pesquisadores, vem alcançando grande sucesso em suas reuniões mensais no Espaço Cineclubista da Rua Augusta e nos eventos realizados em São Paulo e no entorno da capital, mantendo viva a tradição itinerante da poesia popular.

No dia 19 de novembro, que marca o 144º aniversário de nascimento de Leandro Gomes de Barros, maior expoente do gênero, a Caravana do Cordel preparou várias atividades para homenagear o patriarca da poesia popular brasileira. Dentre as atividades, uma mesa redonda discute a atual realidade da literatura de cordel, as vitórias e os embates a serem travados num campo em que o preconceito e o desconhecimento ainda são enormes. Outras atividades mostrarão a riqueza temática da literatura de cordel, confundida por leigos com a poesia matuta, ramo distinto da poesia popular. Haverá, também, exposições de gravuras e a já tradicional feira de cordel apoiada pela Editora Luzeiro.

Programação
19h – Mesa redonda: Cordel: conquistas e desafios
Debatedores: Moreira de Acopiara e Marco Haurélio
20h – Palestra: Leandro Gomes de Barros: desbravador do Cordel, ministrada por Aderaldo Luciano, Doutor em Letras pela UFRJ.
21h – Sarau poético com membros e apoiadores da Caravana do Cordel
21:30 h – Apresentações musicais de Cacá Lopes e Costa Senna.

Serviço
O quê? Dia do Cordelista: homenagem a Leandro Gomes de Barros
Quando? Dia 19, às 19h
Onde? 282 – CEP: 01045-000 – São Paulo SP – Fone: 3350-6000
Entrada franca

Foto: João Gomes de Sá, Pedro Monteiro, Varneci Nascimento, Nando Poeta, Cacá Lopes, Marco Haurélio e Costa Senna.

Publicado por Cacá Lopes

Sou cantor e compositor profissional, além de poeta popular. Trabalho com música e cordel.Nasci em Araripina-PE, no sopé da chapada do Araripe, região encantada que deu a humanidade Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga, referenciais sempre presentes em minha arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.