Em Petrolina, no Sertão pernambucano, será realizado na manhã de sexta-feira (5) um evento alusivo ao ‘Dia da Visibilidade Lésbica’, celebrado no dia 29 de agosto. Uma sessão de cinema e discussões que abordam três pontos principais que é a visibilidade, o espaço e poder, além da política estão na programação.

De acordo com a secretaria-executiva da Mulher de Petrolina, Roseane de Souza Farias, o evento é voltado para todos os públicos. “Pretendemos desmistificar a descriminação em torno  do tema, queremos trazer um panorama mais atual que esclareça que é preciso aceitar o ser humano da forma que ele é”, destaca.

A secretária ressalta ainda que um dos enfoques das discussões é sobre a inclusão social do grupo de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). “ Temos recebido demandas de mulheres que lutam pela inserção no mercado de trabalho, exercendo a profissão de pedreiro e pintor. Também pedidos de união estável entre lésbicas e gays”, destaca.

Dia-Municipal-da-Visibilidade-Lésbica
Reprodução: Imagem da internet

A programação da sexta-feira acontece a partir das 8h, no auditório do Sebrae, localizado no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, com uma acolhida feita pelo diretor de Cultura de Petrolina, Alzyr Antônio de Sá Brasileiro. Em seguida, será exibido o filme ‘Flores raras’ dirigido por Bruno Barreto. A obra é baseada em fatos reais e conta a história de um casal de lésbicas que viveram na década de 50.

Já às 10h25, começa uma discussão sobre ‘Visibilidade e Poder’ introduzido pela professora de sociologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paula da Luz Galvão. Também será abordado, às 11h, pela secretária-executiva Roseane Farias, a temática ‘Participação Política’ e logo após acontecerá um debate.

Fonte: G1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.