CORDEL NAS ESCOLAS

CORDEL NAS ESCOLAS

O Projeto Cultural MÚSICA e CORDEL NAS ESCOLAS, é apresentado há 16 anos nas Escolas Estaduais e Municipais de São Paulo, pelo artista Pernambucano CACÁ LOPES, um dos grandes divulgadores da Literatura de Cordel.

Tem como objetivo reconhecer a importância do Cordel enquanto patrimônio histórico e cultural do nosso povo;

E estimular a leitura folhetos de cordel e de livros adaptados na linguagem cordeliana junto a alunos, professores e a comunidade escolar.

Esse Projeto não recebe incentivos do poder público, e no momento conta apenas com a parceria da Editora Luzeiro e da ONG AVIB.

Usando o Cordel como ferramenta pedagógica, CACÁ LOPES já esteve em aproximadamente 400 Unidades Escolares e apresentou para milhares de alunos e professores a Literatura de Cordel brasileira, considerada a mais perfeita forma de expressão popular literária em todo o mundo. Durante vários anos, esse projeto foi feito em parceria com outro poeta, o cearense Costa Senna.

No Nordeste, existem projetos semelhantes, um deles, do Ceará, é o Acorda Cordel na Sala de Aula, de Arievaldo Viana.

Hoje, a Literatura de Cordel está conquistando cada vez mais espaço nos diversos setores da sociedade, com visibilidade na mídia, no mercado editorial através do projeto Clássicos em Cordel, e reconhecimento nacional e até internacional. E já existe até o movimento-escola denominado CARAVANA DO CORDEL, projeto coletivo formado por poetas populares, que busca fortalecer a poesia popular em suas múltiplas manifestações.

CACÁ LOPES é cantor, compositor, violonista, cordelista e educador social. Nasceu em Araripina-PE, no sopé da Serra do Araripe, região encantada que deu à humanidade Patativa do Assaré E Luiz Gonzaga, referenciais em sua arte.

Com seis CDs lançados no estilo MPB/regional o autor, entre outros, de O Cordel da Trava-língua, A Invasão do Estrangeirismo, além da versão em Cordel da Cinderela, de Perrault pela Editora Claridade.

Morando em São Paulo, há 26 anos, CACÁ LOPES vem ganhando destaque pelo trabalho que faz levando o Cordel para a Sala de Aula, promovendo sua produção e Clássicos do gênero. Em suas apresentações tem: violão, gaita, música, trava-língua, cantigas e cordéis.

E em seu bisaco, ainda pode-se encontrar O Pavão Misterioso, Os Cabras de Lampião, Coco Verde e Melancia, O Massacre de Canudos, Presepadas de Chicó e Astúcias de João Grilo e outros títulos consagrados pelo público.

CONTATOS:
11-2557-9344
11-9738-4522( Operadora Vivo)

Publicado por Cacá Lopes

Sou cantor e compositor profissional, além de poeta popular. Trabalho com música e cordel.Nasci em Araripina-PE, no sopé da chapada do Araripe, região encantada que deu a humanidade Patativa do Assaré e Luiz Gonzaga, referenciais sempre presentes em minha arte.

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: