Chuvas trazem alívio à estiagem e problemas na infraestrutura da cidade

Os índices pluviométricos dos primeiros 22 dias de janeiro em Araripina chegam a casa dos 173mm. Um alívio para a estiagem que há tempos assolava o município e dizimou por completo o rebanho, plantações e secou todos os reservatórios de água. Apenas poços particulares serviam como fonte de água para abastecimento dos carros pipa.

Com a chegada das chuvas as principais barragens e açudes municipais e particulares estão com boa capacidade de armazenamento. Açudes como o do Arrojado no distrito de Rancharia e no sítio Bonito I em Nascente já transbordaram trazendo alívio e esperança aos produtores rurais. Além dos grandes reservatórios estarem razoavelmente abastecidos grande parte das cisternas e caixas d’água também garantirão acesso à água por alguns meses.

Em contrapartida ao alívio, os problemas de infraestrutura, especialmente na sede do município foram agravados. As ruas que estavam abertas em virtude da execução de obras de esgotamento sanitário estão intrafegáveis. A força das águas levou o calçamento e deixou buracos que preenchidos por água estão causando alguns acidentes automobilísticos.

O avanço da construção civil em período de estiagem não conseguiu prever que locais atualmente ocupados por casas e comércios eram antigamente áreas de alagamento ou passagem de correntes de água. Com isto alguns loteamentos de construção civil estão totalmente alagados e casas danificadas.

Projeto Atletas do Futuro – Amanhã a partir das 16hs no SESI a Auditora do Ministério do Trabalho, Dra. Paula Moreira Neri lançará o Projeto Atletas do Futuro 2013 para Araripina. O projeto tem iniciativa do SESI e parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social.

Cultura nas Feiras Livres – A Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer está organizando juntamente com a Fundarpe o Projeto Cultura nas Feiras Livres. Durante o mês de fevereiro os artistas locais serão cadastrados pela Secretaria para começarem as apresentações a partir de março. É a primeira vez que a Fundarpe traz um projeto cultural para beneficiar os artistas da terra.

Sessão da Câmara de Vereadores – Hoje, a partir das 19hs acontece a segunda sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Araripina. Na pauta apenas requerimentos e proposições dos vereadores. Amanhã cobertura completa da sessão.

Em boas mãos – A Diretoria do Araripina Futebol Clube, popularmente conhecido como Bode do Araripe continua montando a equipe administrativa que cuidará do clube. Além do presidente Walmy Bezerra e do tesoureiro Gustavo Pinheiro, o Bode divulgou o nome do Assessor de Imprensa. Será o competente companheiro Carlos Lima, experiente repórter e âncora da ArariFM. Profundo entendedor de futebol e de jornalismo. Sucesso ao companheiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.