A cerimônia de abertura da Copa do Mundo fez uma homenagem às riquezas naturais e a cultura do Brasil. Durante 25 minutos, a cerimônia, no gramado da Arena Corinthians, apresentou três “grandes tesouros brasileiros”: a natureza, as pessoas e o futebol brasileiro. O evento teve a participação de 660 pessoas. Muitos torcedores ainda entravam no estádio quando o evento teve início, às 15h15 da última quinta-feira (12). Após o término da cerimônia, alguns torcedores fizeram xingamentos à presidenta da República, Dilma Rousseff, e a representantes da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

O elemento central da cerimônia era um globo, localizado no centro do gramado, com mais de 90 mil clusters, equipamento que emite luzes de várias cores e imagens.

O evento começou com um imenso tapete onde se lia a mensagem Welcome to Brazil (Bem-vindo ao Brasil). Bailarinos e voluntários caracterizados como árvores e flores, lembrando a natureza, abriram o evento. Índios em canoas percorreram o cenário. No início, parte do público teve dificuldade em ouvir as músicas. Mas após cinco minutos, houve melhora e o som passou a funcionar de maneira adequada.

No segundo ato, que lembrava as pessoas, o modo de vida, a diversidade e a paixão pela música e dança, entrou as baianas, os capoeiristas, os gaúchos e dançarinos de frevo e do forró.

Na terceira parte, para celebrar o futebol, o globo virou uma bola e passou depois a exibir as bandeiras dos 32 países que vão participar da Copa. Os dançarinos e voluntários viraram jogadores e entraram no gramado com bolas presas aos pés, simulando fazerem embaixadas. Uma imensa bandeira do Brasil foi exibida. No final, o globo virou um palco e a cantora Claudia Leitte entrou cantando um trecho de Aquarela do Brasil. Em seguida, o rapper Pitbull, vestindo uma camisa da Seleção Brasileira, as cantoras Jennifer Lopes e Claudia Leitte cantaram a música tema da Copa: We Are One, para encerrar o evento.

abertura_copadomundo-reu

Segundo a Fifa, 15 costureiras trabalharam 240 horas para produzir todo o figurino do evento. De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República, a cerimônia de abertura teve a participação de diversos chefes de Estado e de governo, entre eles, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet; o primeiro-ministro da Croácia, Zorán Milanovic; o presidente do Equador, Rafael Correa; o vice-presidente de Gana, Kwsi Amissah-Arthur; o presidente do Uruguai, José Mujica; o emir do Catar Tamin Bin Hamad al-Thani; o presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse; o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos; o presidente da Bolívia, Evo Morales; o presidente do Gabão, Ali Bongo Odimba; o presidente do Paraguai, Horácio Cartes; e o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-Moon. O prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o governador Geraldo Alckmin também participaram da cerimônia.

Às 17h, teve início a partida que abriu a Copa do Mundo no país. A seleção brasileira enfrentou a Croácia, pelo Grupo A, na primeira fase da competição levando a melhor, numa vitória de 3 x 1.

Fonte: jconline.com.br (editado)

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: