Em alusão a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, será realizada nesta quinta (16) e sexta-feira (17) uma programação especial no Centro Tecnológico do Araripe (CTA), em Araripina, no Sertão pernambucano. Os alunos da instituição vão ministrar duas oficinas para cerca de 50 estudantes de colégios de tempo integral. Dentro da programação também será ofertada à comunidade uma palestra sobre mineração.

De acordo com o coordenador do curso de ‘Técnico em Química’ do CTA, Bartolomeu Nobre Feitosa, todos os anos o centro promove ações durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Os temas discutidos na semana este ano foram escolhidos de acordo com as atividades locais. Como na região tem um mercado forte da mineração trouxemos uma palestra nessa área”, destaca.

centro tecnologico do araripe
O CTA que fica na Rua Antônio Alexandre Alves, 112, na Vila Santa Isabel, Araripina.

A palestra intitulada ‘Desenvolvimento Sustentável na Mineração’ será promovida na quinta-feira, às 19h30, no CTA que fica na Rua Antônio Alexandre Alves, 112,  na Vila Santa Isabel, Araripina. A apresentação será feita pelo engenheiro de minas, Fernando Leal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Já na sexta, às 19h30, serão ministradas por estudantes dos cursos de ‘Técnico em Química’   e ‘Eletroeletrônica’ duas oficinas para estudantes de uma escola de tempo integral de Araripina no laboratório do CTA. Uma delas é sobre o ‘Uso de dejetos e rejeitos para a produção de biocombustíveis’. A atividade será no laboratório do CTA. Serão demonstradas as etapas da produção de biodiesel a partir de óleo de frituras e a produção de gás metano a partir de dejetos de criação de bovinos.

Na ocasião a turma do curso de Eletroeletrônica oferecerá a oficina ‘Reciclagem de Lâmpadas Compactas para Acionamento de Fluorescentes’. Será demonstrada como é feita a reutilização do circuito eletrônico, utilizado para acionamento de uma lâmpada compacta.

Fonte: G1.globo.com

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: