Amanhã (15), tem início em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A campanha começa amanhã e vai até o dia 31 do corrente mês. Em Araripina, no sertão de Pernambuco, todas as Estratégias de Saúde estarão funcionando prontamente como centro de vacinação. O Centro de Saúde também estará com suas portas abertas para vacinar as crianças. A Secretaria Municipal de Saúde também disponibilizará equipes para atender em áreas mais abastadas. A caderneta de vacinação é de suma importância no ato da vacinação! O ato acontece das 8h às 17h. A recomendação do Ministério da Saúde é para que sejam vacinados 95% do público-alvo.

A paralisia infantil, como a poliomielite também é conhecida, é uma doença infectocontagiosa causada pelo polivírus, que afeta nervos e pode causar fraqueza muscular permanente e paralisia irreversível. Devem ser vacinadas crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.

A poliomielite é considerada erradicada no Brasil desde 1994, mas a vacinação é fundamental para manter o vírus afastado do País. Em 2013 e 2014, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada sobre a presença do vírus em dez países nos continentes africano e asiático.

Além da imunização contra a pólio, serão ofertadas as vacinas que compõem o calendário básico da criança, como as doses contra febre amarela, hepatite B, o rotavírus humano e também a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinas das crianças até 5 anos.

 

Publicado por Dyangellys Batista

Bibliotecário, Gamer, Geek e Baixinho!

Deixe um comentário

O que você achou disto?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: