Evento ocorre até este sábado (27), em Trindade, e reúne cadeia produtiva do gesso.

Um passo importante para o desenvolvimento sustentável das empresas do polo gesseiro da região do Araripe foi dado ontem, 26, na abertura da 5ª Exposição e Feira Internacional das Indústrias de Gesso – Expogesso, que ocorre em Trindade até este sábado, 27. A assinatura de Termo de Compromisso Ambiental entre o Sindusgesso e o Ministério Público de Pernambuco, que prevê a elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos coletivo, foi realizada na abertura oficial do evento.

“O Termo de Compromisso Ambiental foi resultado de reuniões e seminário com empresários da região, e do Ministério Público, que realiza esse termo para redução de resíduos sólidos. Consideramos um ponto importante para trabalharmos a questão ambiental com antecedência”, enfatizou Ariston Pereira, presidente do Sidusgesso. Ele destacou também a importância da região do polo gesseiro que concentra mais de 750 empresas do segmento e é responsável por 97% da produção de gesso para todo o país, e a geração de 82 mil empregos diretos. Ele destacou ainda a parceria de entidades como Sebrae

 e Fiepe como fundamentais na realização da Expogesso, “que aumenta a cada ano, com a introdução de tecnologias e de máquinas”.

Um dos apoiadores da feira, o Sebrae em Pernambuco foi representado no evento pelo diretor técnico, Aloísio Ferraz, que destacou a importância da assinatura do termo ambiental para a região. “Minha presença aqui tem a recomendação do presidente do Conselho Deliberativo Estadual, Pio Guerra, para reafirmar vários compromissos para ampliação dos nossos trabalhos no APL do gesso. Isso porque essa região tem potencial econômico muito grande. Há mais de 15 anos estamos trabalhando aqui, não isoladamente, mas juntando forças com o Sindicato e outros parceiros, como a Fiepe. Quero fazer o registro quanto ao termo assinado nesta noite, que é importante por se tratar de um tema que interessa não só à região, mas a Pernambuco e ao mundo. Também por inserir as micro e pequenas empresas no mundo da sustentabilidade, que é um dos trabalhos que vai ser incorporado aqui também, por ser uma diretriz do Sebrae”, completou.

O promotor de justiça do MPPE André Felipe lembrou depois da assinatura do termo ambiental, que esperança definiria o seu sentimento sobre a expectativa do desenvolvimento que a feira representa, para que se tenha a consciência ambiental com o termo firmado. “Pernambuco parte na frente dando exemplo ao setor privado, com um plano para gerenciar o resíduo sólido que se produz nessa região. A diminuição da geração das perdas nas suas atividades significa que todos os empreendedores firmaram o compromisso de poluir menos nas atividades que eles desenvolvem”, declarou.

O prefeito do município de Trindade, Everton Costa, afirmou que não foi com facilidade que a Expogesso foi realizada este ano, mas que depois de muito diálogo, decidiram assumir a realização. Destacou a importância do termo de compromisso assinado e anunciou a criação de uma secretaria para acompanhar esse trabalho de sustentabilidade. “O termo de compromisso é tão grande que vai ser criada a Secretaria de Meio Ambiente, para que busque soluções concretas, não apenas no papel. Buscaremos as fontes energéticas necessárias para que as fábricas não sejam paradas”, enfatizou.

A 5ª Expogesso segue até amanhã, dia 27, com a expectativa de atrair 30 mil pessoas nos três dias da feira, que deve gerar R$ 5 milhões. O evento, que é considerado o maior do país no seu segmento, é uma realização do Sindicato das Indústrias de Gesso (Sindusgesso) com apoio do Sebrae em Pernambuco, Rede Assogesso e Prefeitura de Trindade. Em uma área de 3.846metros quadrados, estão reunidos fornecedores de máquinas, equipamentos, serviços e insumos; produtores de gipsita, gesso e derivados; e atuais e potenciais compradores da indústria de gesso.

Serviço
O quê: V Exposição e Feira Internacional das Indústrias de Gesso – Expogesso

Quando: Até 27 de julho, das 18h às 22h

Onde: Praça de Eventos do município de Trindade/PE

Unidade do Sebrae em Pernambuco na cidade de Araripina: (87) 3873.1708

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:

SEBRAE EM PERNAMBUCO

Janete Lopes – (81) 2101.8499 | 9928.6307 | [email protected]

Publicado por Wagner Pereira

Aux. de Administração da CDL - Araripina-PE - Proprietário/Gerente da WV SERVIWEB - Desenvolvimento de sites e Soluções web. Manutenção e montagem de computadores, instalações de programas. Conhecimentos da Plataforma dinâmica Wordpress, para desenvolvimento de blogs, portais e sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.